04/12/2016

* 2016 - Dia dos Fundidores de Metal

É comemorado no Dia de Santa Bárbara, padroeira dos fundidores. Quando se converteu ao cristianismo, a garota foi denunciada pelo próprio pai, Dioscorus. Ela conseguiu escapar, mas ele a perseguiu, e acabou torturando-a e matando-a, no ano 235.
Nesse momento, Dioscorus foi atingido por raios e por fogo, que caíam do céu. Por isso, a santa é associada à artilharia e a outros equipamentos militares. O processo de fundição consiste em vazar (despejar) metal líquido num molde contendo uma cavidade na geometria desejada para a peça final.
Os processos podem ser classificados pelo tipo de molde e modelo e/ou pela força ou pressão usada para preencher o molde com o metal líquido. O processo de fundição permite obter, de modo econômico, peças de geometria complexa, sua principal vantagem em relação a outros processos.
O processo de fundição aplica-se a vários tipos de metais, tais como aços, ferros fundidos, aluminio, cobre, zinco, magnesio e respectivas ligas. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, zonamento e variações de tamanho de grão.
Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação como conformação a quente.

http://jambo.com.br/datas-comemorativas/166
http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3676-processos-de-fundicao#.WDzEbLIrKG4

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails