13/12/2016

* 2016 - Dia Nacional do Forró

Dia 13 de dezembro é o Dia Nacional do Forró. Essa data comemorativa foi sancionada no ano de 2005, pelo presidente Lula, em memória a data de nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), o eterno Rei do Baião, que de fato urbanizou o forró na década de 40.Há exatos 60 anos, Luiz Gonzaga gravava o Forró de “Mane Zito”, a primeira música a ser batizada de forró.
Com a sanfona no peito, Luiz Gonzaga traduziu a alma nordestina e que fez ele se tornasse o “Rei do Baião” fazendo história na música brasileira.Não se sabe ao certo a origem da palavra Forró.
Segundo alguns historiadores o nome Forró provém da expressão inglesa For All, que significa para todos. Outra definição era que Forró servia para designar o local onde aconteciam os bailes e só mais tarde foi caracterizado como estilo musical, derivado do Baião.
Fala-se também que Forró é redução de ‘forrobodó’, que por sua vez quer dizer: arrasta-pé, farra, troça, confusão, desordem, rolo. Enfim, Forró é bom demais!  
Agradecemos e homenageamos primeiramente ao nosso “Rei do baião”, Luiz Gonzaga, que deu início a todo esse processo musical e a todos que direta ou indiretamente, colaboram com a propagação e divulgação desta nossa forma genuína de expressão cultural popular.
FONTE: BLOG SERTÃO9

http://www.denilsonfernandesparambublogspot.com/2011/12/13-de-dezembro-comemora-se-o-dia.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails