09/12/2016

* 2016 - Dia do Profissional da Culinária

O Dia dos Profissionais da Culinária é comemorado desde 9 de Dezembro de 1997. Foi instituído por lei estadual e municipal, em São Paulo e vários outros Estados do Brasil. A Culinária é a Arte de cozinhar, ou de confeccionar alimentos, isto faz parte da vida destes profissionais. Todos sabem que, para o preparo de um bom prato, o necessário não é apenas a técnica, mas também o talento para inovar, corrigir, modificar e aperfeiçoar cada vez mais, fazendo criações próprias e dando “aquele” sabor inigualável, que trarão a sua marca registrada ao ser lembrado(a) por um sabor chamado “dos deuses”.
Transformar cada alimento em uma obra-prima é a missão dos culinaristas. A culinária está invariavelmente associada à cozinha, os métodos utilizados pelos culinaristas variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios.
A cozinha muitas vezes reflete outros aspectos da cultura, tais como a religião ou determinadas posições políticas. Cada país e região tem a sua culinária própria que depende, não só da mistura de culturas, mas principalmente dos ingredientes disponíveis. O desenvolvimento industrial teve igualmente um grande impacto na forma como as pessoas se alimentam. Para isso, coube a esses profissionais se reiventarem e aprenderem novas técnicas para aguardar diferentes e exigentes paladares! Uma disciplina associada à culinária é a gastronomia que se ocupa, não do modo como os alimentos são preparados, mas principalmente no refinamento da sua apresentação.

Escritores de Culinária
Durante o Século de Ouro Espanhol, vários autores escreveram livros de culinária. O livro Arte de cozinhar pelo escritor espanhol Francisco Martínez Motiño foi um dos pilares da cozinha espanhola, ainda que tivesse recorrido a receitas de diversas tendências: italianas, flamengas, francesas, galegas, mourisca (portuguesa) e pouco se preocupou com a cozinha popular espanhola.
Muitas das receitas originais, e produtos utilizados, são hoje utilizados como as saladas, sopas, produtos feitos de farinha de trigo, condimentos, os métodos de preparação e a tradição de preparar alimentos respeitando o dia de “peixe”, dia de “carne”.
http://blog.ciadoslivros.com.br/hoje-e-o-dia-profissional-da-culinaria-cia-comemora-8/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails