18/12/2016

* 2016 - Dia da Doula

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Assistir e orientar uma nova mãe em seu parto e nos cuidados com o bebê, oferecendo conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas e maravilhosas transformações que ela vivencia é o que resume a figura de uma Doula.
Se você desenvolve essa função maravilhosa, hoje é seu dia! O Parto Ativo Brasil parabeniza todas essas pessoas que representam tanto na vida e na vivência de uma mulher grávida. Estamos felizes, pois a cada dia, esse conceito está mais conhecido e vem tomando cada vez mais o mundo do parto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, uma Doula é uma prestadora de serviços que foi treinada sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência, fornecendo um apoio emocional e informações de que necessita a parturiente, dando a ela a possibilidade de participar das decisões acerca das condutas a serem tomadas no período de trabalho de parto e parto. Ter uma Doula de acompanhante no parto chega a reduzir em 50% nos índices de cesarianas, 20% na duração do trabalho de parto, 60% nos pedidos de analgesia peridural e 30% em seu uso, 40% no uso de ocitocina e fórceps.
Além é claro dos benefícios emocionais como a facilitação da interação entre mãe e bebê, diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima e redução na incidência de depressão pós-parto. No entanto, é sempre bom lembrar que uma Doula não realiza qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, toques e monitoração de batimentos, bem como administração de medicamentos.
Ela não discute procedimentos com a equipe e nem questiona decisões. Não substitui acompanhantes escolhidos e nem profissionais envolvidos na assistência ao parto. Uma Doula é “um suporte contínuo baseado em evidências científicas”. Alguém pra quem se possa dar a mão, num dos mais emocionantes momentos da vida de uma mulher.
http://partoativobrasil.com.br/dia-da-doula/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails