11/12/2016

* 2016 - Dia Nacional das Apaes

O dia 11 de dezembro de 1954 é a data de fundação da "Primeira APAE no Brasil (Rio de Janeiro)" . Foi consagrado como o Dia Nacional das APAEs, instituído pela lei nº. 10.242, de 19 de junho de 2001.

HISTÓRIA DO MOVIMENTO APAEANO
Em 11 de Dezembro de 1954, foi fundada por um grupo de pais e amigos, a primeira APAE (Associação de País e Amigos dos Excepcionais), na cidade do Rio de Janeiro, a qual veio dar origem a este imenso movimento, atualmente, um dos maiores movimentos de Atenção e Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Brasil e do Mundo, estando presente em mais de 2.100 municípios, atuando em todos os Estados e no Distrito Federal.

HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO
A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio de Janeiro (FEAPAES-RJ) foi fundada em 06 de março de 1993, na cidade de Nova Friburgo/RJ.
É uma associação civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, congregando como filiadas as APAEs do estado do Rio de Janeiro e outras entidades análogas.

http://www.apaerj.org.br/noticia.phtml/50079/DIA+NACIONAL+DAS+APAES+11+DE+DEZEMBRO.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails