03/10/2023

* 2023 - Análise inicial do Diagnóstico Social da População Idosa de Blumenau

                                                                                                                                   Prefeitura apresenta análise inicial do Diagnóstico Social da População Idosa de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e do Conselho Municipal do Idoso (CMI), realiza nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, um Workshop sobre o Diagnóstico Social da População Idosa do município. O evento ocorre a partir das 13h30 no Auditório do Bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb), localizado na Rua Antônio da Veiga, 140, bairro Itoupava Seca.O workshop tem o objetivo de socializar a análise inicial do diagnóstico. Será apresentada a pesquisa em desenvolvimento com indicadores que fazem referência aos direitos previstos no Estatuto do Idoso, bem como a metodologia científica com base nos mapeamentos geográficos e institucionais.

Assistente social Dalva Day - aposentada e atuante na divulgação dos eventos

O evento é voltado para as pessoas idosas, gestores e profissionais da rede de serviços que prestam atendimento às pessoas idosas em Blumenau, Conselheiros do CMI e Instituições de Longa Permanência para Idosos. Esse diagnóstico irá identificar o perfil da pessoa idosa que reside em Blumenau e teve um investimento de aproximadamente R$ 290 mil por meio do Fundo Municipal do Idoso (FMI) para a contratação da pesquisa técnica científica que será executada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).


A equipe está coletando dados referentes aos direitos fundamentais previstos no Estatuto do Idoso: Vida e Saúde; Liberdade, Respeito e Dignidade; Alimentação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho e Profissionalização; Previdência Social, Assistência Social, Habitação e Transporte. E também dados sobre o Perfil Socioeconômico, para identificar as desigualdades sociais entre as diferentes regiões do Município.

Com o perfil da pessoa idosa em Blumenau, será possível identificar demandas do município com esta população e propor ações que atendam às necessidades apresentadas. A pesquisa tem um caráter técnico e científico que irá subsidiar as discussões do CMI, órgãos governamentais, organizações não governamentais, instâncias judiciais e demais atores da rede de atendimento para a formulação e aprimoramento dos serviços e políticas públicas voltadas para a população idosa. 

Assessora de Comunicação : Anna Clara Ulianohttps://www.blumenau.sc.gov.br/.../prefeitura-apresenta...


27/09/2023

*2023 - Palestra sobre Alzheimer


Dia 25/09 realizou-se uma palestra sobre Alzheimer , com Beatriz Rossato da ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer, sub-regional Blumenau para os idosos que recebem atendimentos da secretária do Programa Pró-Idoso. Foi realizado para aproximadamente 70 idosos presentes. Onde puderam tirar dúvidas e ter informações onde procurar atendimento e assim ficarem alerta dos sintomas .
















Segundo a ABRAz, com a expectativa de um crescente número de pessoas com esse diagnóstico, torna-se crucial melhorar a compreensão da sociedade sobre a condição, além de prestar apoio às pessoas afetadas , assim como a de seus cuidadores e familiares. Dr. Norton Sayeg médico, geriatra foi o fundador da ABRAz. A ABRAz foi inspirada no movimento internacional iniciado pela princesa Yasmin Aga Khan, que fundou a ADI - Alzheimer's Disease International, em 1984. 
 @abrazsubblumenau@abrazalzheimer

02/09/2023

* 2023 - Parabéns Blumenau 173° anos

 Cuca de Blumenau é certificada oficialmente como a maior do Brasil

Foto: Michele LaminAs comemorações dos 173 anos de Blumenau encerraram na tarde deste sábado, dia 2, com a notícia que todos esperavam. A maior cuca do Brasil é de Blumenau. O Instituto Rank Brasil esteve presente no ginásio da EEB Pedro Christiano Feddersen, na Vila Itoupava, e certificou que a nossa cuca tem mesmo 199 metros, pesando um total exato de 1.662,27 quilos.

Toda a cuca foi distribuída à comunidade, que lotou as dependências do ginásio. O responsável pela confecção da cuca foi o empresário Roberto Fritzke. Nas quatro edições do evento, foi ele quem produziu a iguaria e, segundo ele, isso ajudou. "Estamos acostumados, já é a quarta vez que a gente faz. Mas tivemos um desafio maior, afinal são quase 30 metros a mais do que a última, então aumenta ingredientes, trabalho. Mas felizmente o resultado foi positivo", comentou Fritzke.

A ideia de se criar a maior cuca do Brasil é também uma forma de descentralizar as ações que comemoram o aniversário do município. Nas três primeiras edições, a metragem da cuca foi de acordo com o aniversário da cidade. Mas neste ano teve de ser diferente. Isso porque a cidade de Agudo (RS) bateu o recorde em julho deste ano. Por isso, os 199 metros da cuca são uma alusão aos 199 anos da Imigração Alemã no Brasil, comemorados em 2023.

O responsável pelo Rank Brasil, Luciano Cadari, instituto que faz a certificação oficial, explica que o critério deles não é a metragem, mas sim o peso. E o peso da nossa cuca superou os 1.650 quilos da cuca do município gaúcho.

Foto: Michele Lamin

O prefeito Mário Hildebrandt comemorou o resultado e fez um paralelo com a história da cidade. "Esse recorde é uma marca da nossa cidade, pois o blumenauense é batalhador e está acostumado a se superar. Em 173 anos de história, foram 95 enchentes. E em todas o nosso povo mostrou superação e resiliência. Isso está no nosso DNA",
comentou o prefeito.

Para a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, o melhor lugar para celebrar esse recorde é a Vila Itoupava. "Estamos no distrito mais alemão do Brasil e não teria lugar melhor para atingir essa expressiva marca de uma iguaria tão típica. E é um orgulho fazer parte desse momento justamente no aniversário da nossa cidade", declarou.

O intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, afirmou que esse recorde só foi possível com apoio da iniciativa privada. "O poder público atinge chega mais longe com apoio das empresas e empresários da cidade. E o evento de hoje é resultado disso e também da união de voluntários que fazem da nossa cidade esse lugar único para se viver".

Números da cuca
600 quilos de Farinha
800 Ovos
350 quilos de açúcar  
400 quilos de farofa
18 pessoas na produção
24 horas de trabalho

Sabores da cuca
Farofa
Banana com farofa
Linguiça Blumenau
Maracujá
Nata
Pêssego com nata
Abacaxi
Chocolate branco
Chocolate

Texto da página oficial da prefeitura de Blumenau. 
Foto: Michele Lamin

10/07/2023

* 2023 - Dia Mundial da PIZZA

            Cada link abaixo que apertar, irão viajar numa maravilhosa pizzaria de vários sabores. 

Segundo a história, a pizza começou a ser fabricada pelos egípcios, através da mistura de farinha e água. Mas existem outros que acreditam que os gregos foram os primeiros a fazer a pizza, pois eles faziam massas a base de farinha de trigo, arroz, ou grão-de-bico, e as assavam em tijolos quentes. Essa prática chegou na Itália por causa das cruzadas, e foi lá que ela foi incrementada e se tornou a pizza que conhecemos hoje. O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil, desde 1985. O importante que ela é uma delicia e o melhor recheio é chamar os amigos e familiares para saborear juntos.

"A origem da data comemorativa remete ao ano de 1985, quando o então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, realizou um concurso cultural para escolher as melhores pizzas dos sabores marguerita e muçarela. O concurso teve tanto sucesso que, desde então, o dia 10 de julho é considerado o Dia da Pizza no Brasil, data em que a maioria das pizzarias do Brasil faz promoções e descontos." Veja mais sobre "História da pizza" em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/historia-da-pizza.htm

http://dalvaday.blogspot.com/2017/07/2017-dia-da-pizza.html                                                                              

http://dalvaday.blogspot.com/2014/07/2014-dia-da-pizza.html

http://dalvaday.blogspot.com/2017/07/2017-dia-da-pizza.html

"Os primeiros sabores de pizzas da Itália foram mastunicola, que tinha manjericão, banha, queijo e pimenta, e cecinielli, com pedaços de peixe." Veja mais sobre "História da pizza" em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/historia-da-pizza.htm

http://dalvaday.blogspot.com/2016/07/2016-sabores-de-pizza-com-letra-a.html

"Sabores de pizza mais pedidos no Brasil"

01. Calabresa: molho de tomate, queijo muçarela e fatias de calabresa;

02. Portuguesa: molho de tomate, ovos cozidos, cebola, azeitona, ervilha, queijo e presunto;

03. Marguerita: pode seguir a receita tradicional italiana ou a muçarela de búfala pode ser substituída pela muçarela tradicional.

04. Frango com catupiry: molho de tomate, pedaços de frango, muçarela e queijo catupiry por cima;

05. Muçarela: molho de tomate, queijo muçarela, e orégano por cima."

FONTE: "História da pizza" em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/historia-da-pizza.htm

http://dalvaday.blogspot.com/2016/07/2016-sabores-de-pizza-com-letra-b.html

http://dalvaday.blogspot.com/2016/07/2016-sabores-de-pizza-com-letra-c.html

http://dalvaday.blogspot.com/2016/07/2016-sabores-de-pizza-com-letra-d-ao-j.html

http://dalvaday.blogspot.com/2016/07/2016-sabores-de-pizza-com-letra-l-ao-q.html

http://dalvaday.blogspot.com/2016/07/2016-sabores-de-pizza-com-letra-r-ao-s_6.html   

29/06/2023

* 2023 - Museu em homenagem ao cientista social Adalberto Day


(Da esquerda para direita) Álvaro Santos, Sérgio José Tomio (CEO da Proway), Thiago Junkes (Reino do Garcia), Dalva Day (esposa de Adalberto Day), Roberto Baby (CEO da Bella Janela & Co), Djalma Fontanella da Silva e Sérgio Lapolli reunidos na tarde do dia 27/06/23, na Bella Janela, no bairro Garcia para discutir a construção de um museu em homenagem ao cientista social Adalberto Day, falecido em 15/05/23.

Na reunião ficou definido que o local do museu será na sede da Bella Janela, localizada na Rua Amazonas, 2500, bairro Garcia (antiga Souza Cruz), oferecendo total acesso aos visitantes que tenham interesse em conhecer a história, principalmente do bairro Garcia e buscar mais informações para suas pesquisas.

Adalberto era professor e lecionou em escolas do bairro. Quando se aposentou continuou a sua vocação de educador, e seguiu recebendo em sua casa para consultas acadêmicas, estudantes das escolas e universidades de Blumenau e também de outros Estados e países, como EUA, Portugal e Alemanha. Sempre de forma voluntária e sem fins lucrativos. 
Os amigos de longa data presentes no encontro, foram escolhidos por Adalberto, meses antes de seu falecimento, para dar início ao projeto, que era um dos seus sonhos: disponibilizar acesso irrestrito do acervo para a comunidade.
Dalva Day (esposa de Adalberto Day) e Roberto Baby (CEO da Bella Janela & Co)

Após catalogação e organização de todo o acervo museológico a expectativa é que o espaço esteja aberto ao público no primeiro semestre de 2024.
https://adalbertoday.blogspot.com/2023/06/museu-em-homenagem-ao-cientista-social.html
Dalva Day
Assistente Social 
CRESS 3618

20/06/2023

* 2023 - Dia Mundial de Tricotar em Público

Saiba mais sobre as ações que iremos apoiar para celebrar o Dia Mundial de Tricotar em Público, comemorado anualmente no segundo sábado de junho! Com o objetivo principal de promover a visibilidade do tricô e conectar as pessoas através dessa atividade artesanal, o Dia Mundial de Tricotar em Público é uma data muito especial aqui na Círculo! Tricotar em público vai além de uma simples atividade manual. É uma maneira de conectar pessoas, promover a arte do tricô e celebrar a criatividade coletiva. E isso é tudo o que buscamos para os artesãos que nos acompanham! Durante esse dia, os artesãos são mais do que encorajados a compartilhar técnicas, dicas e truques uns com os outros, criando uma atmosfera de aprendizado e colaboração!


Evento especial para o Dia Mundial de Tricotar em Público em Blumenau SC

É claro que apoiaremos ações por diversos lugares do Brasil para que você se junte a nós e comemore o Dia Mundial de Tricotar em Público rodeado de pessoas que compartilham do mesmo amor pela técnica artesanal.Pegue seus fios e agulhas favoritos, separe um lanche gostoso, passe protetor solar e prepare-se para um dia mágico repleto dos melhores sentimentos e brindes incríveis! Confira a programação!

Onde? Parque Ramiro Ruediger - Blumenau, SC

(R. Alberto Stein, 416 - Velha, 89036-200)

Dia Mundial de Tricotar em Público

O Dia Mundial de Tricotar em Público, também conhecido como World Wide Knit in Public Day (WWKIP Day), foi criado em 2005 pela australiana Danielle Landes. A artesã teve a ideia de organizar um evento que encorajasse as pessoas a tricotar em espaços públicos, visando compartilhar a arte do tricô e criar uma sensação de comunidade entre os tricoteiros. A primeira edição do WWKIP Day aconteceu em 11 de junho de 2005 e, desde então, tem sido celebrado anualmente no segundo sábado de junho. A iniciativa rapidamente ganhou popularidade ao redor do mundo com tricoteiros de diferentes países aderindo à ideia e organizando encontros públicos.

Além de ser uma celebração da arte do tricô, o Dia Mundial de Tricotar em Público também tem como objetivo incentivar o engajamento e a interação entre as pessoas. Ao tricotar em público, os artesãos têm a oportunidade de se conectar com outros que compartilham o mesmo interesse, trocar histórias e experiências e fazer novas amizades.

O tricô em público também desperta a curiosidade e a admiração daqueles que passam por perto. Pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ver de perto a habilidade e a dedicação necessárias para criar peças de tricô podem se encantar com o processo e os resultados. Isso ajuda a espalhar o conhecimento sobre o tricô e a desfazer estereótipos sobre a arte, mostrando que o tricô é uma atividade criativa e acessível para todos.

Que tal aproveitar o Dia Mundial de Tricotar em Público para colocar em prática aquele projeto que você sempre quis? Ou ainda, caso você ainda não domine as agulhas de tricô, aproveite a oportunidade para começar! Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais! 

Você só precisa publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz! Texto enviado pelo email: emailmkt@mktcirculo.com.br


19/06/2023

* 2023 - Dia Nacional do Luto

No dia 19 de junho marca o Dia Nacional do Luto, Nesse dia, as pessoas são encorajadas a expressar sua tristeza, compartilhar suas memórias e prestar homenagens aos entes queridos que partiram. É também um momento para conscientizar a sociedade sobre a importância de apoiar aqueles que estão passando pelo processo de perda, oferecendo compreensão, empatia e suporte emocional.

Alguns hábitos podem ajudar a passar pelo luto de forma mais tranquila

Existem 4 etapas que compõem os rituais referente ao Luto. Com elas, conseguimos traduzir a habilidade externa que as pessoas em processo de luto usam para lidar com o mundo e suas dores. Importante ressaltar que os rituais ajudam a processar o luto de modo seguro e por um determinado período. Confira!

1ª etapa: contenção

Precisamos de um espaço contido para processar nossa perda, caso contrário, acabamos em uma montanha-russa sem barras de proteção que nos segurem durante a viagem. A maior parte das pessoas ficam por conta própria na hora de lidar com o luto. Mas, na verdade, elas precisam da orientação solidária de alguém mais sábio. Essa pessoa irá ajudá-las a definir o que funciona para elas como um lugar seguro enquanto lidam com o caos criado pela perda. Por esse motivo, é importante que um lugar seguro seja criado de forma conjunta pelo facilitador e o cliente para que o processo de luto seja bem-sucedido.

2ª etapa: entrega

Para estar aberto ao ritual, você precisa aceitar o caos. O caos é dizer sim ao luto. Quando dizemos não, raramente sentimos que o espaço contido é seguro.

3ª etapa: Desconstrução

Simbolicamente, esta etapa refere-se à desconstrução do antigo "eu" que existia antes da perda. Isso inclui desconstruir os antigos desejos… E construir com o cliente um modo de lidar com a morte do seu antigo "eu". A desconstrução que acontece durante o processo de luto é o desmantelamento do antigo "eu" e dos antigos desejos.

4ª etapa: reconstrução

Essa é uma das etapas mais demoradas, visto que, entre a desconstrução e reconstrução, é necessário reintegrar alguns aspectos importantes como: Papéis em ação; Identificação com pessoas; Identificação com coisas; Hábitos; Atitudes; Sentimentos.

Lembre-se de que os rituais ajudam você a processar o luto de um modo seguro e por um determinado período. O processo de luto, se for prosseguir, requer habilidades e recursos que nos permitem tolerar a ambiguidade que não só é persistente em tantas áreas da nossa vida, mas também no que quer que seja, e que talvez nunca saibamos.

Importância de viver o luto

Viver o luto é fundamental, pois quando o reprimimos, pode se tornar algo patológico. Ou seja, em vez de sofrermos por um período de um ano, podemos enfrentar a angústia por muito mais tempo, desenvolvendo sentimentos profundos de tristeza e até mesmo depressão. Quando a sintomatologia do luto passa a interferir na qualidade de vida e saúde mental, compreende-se que se trata de um luto complicado e deve ser tratado.

"O luto não é a roupa, é tristeza, é a falta da pessoa, de sentir a presença em cada coisa que vai fazer, é algo que vem de dentro, é a saudade". (ERICKSON, 1998).

Busque ajuda profissional

Busque ajuda caso perceba que seu sofrimento está muito intenso, se prolongando ou mesmo impedindo que consiga manter suas atividades, causando muito impacto na sua vida e em suas relações. Outro sinal de que é preciso buscar suporte emocional pode surgir quando as pessoas à sua volta sinalizam que estão preocupadas com sua saúde mental. Esses sinais podem significar que as perdas vivenciadas neste período estejam lhe sobrecarregando e, neste caso, pode ser necessário o auxílio de um profissional qualificado para não haver agravamento das dificuldades.


Técnica de hipnoterapia

Ressignifique o momento da perda com a hipnoterapia. Este processo visa ajudar o paciente a buscar dentro de si uma maneira de transformar os sentimentos de dor em boas lembranças, por meio de diferentes técnicas que podem ser usadas para o paciente se reconectar com a sua energia vital. Na hipnoterapia do luto, o compartilhamento dessa dor pode ajudar o paciente a reaprender a viver em uma nova realidade e lidar com os próprios sentimentos, onde uma pessoa importante já não está mais presente fisicamente. O suporte profissional deve contribuir para que uma memória dolorosa não seja tão incapacitante. Não carregue um fardo como esse sem auxílio. É claro que seria mais fácil apagar as memórias de momentos que gostaríamos de não ter vivido, mas você não precisa voltar ao passado para ressignificá-lo. Apesar do tema ser a morte, todas as conversas e técnicas utilizadas nas terapias acabam girando em torno da vida. Fala-se sobre como as pessoas desejam viver mais plenamente, como podem compartilhar seus desejos, medos e escolhas com as pessoas que amam. E tem uma questão que sempre sugiro a partir dessa conversa, que é procurar essas pessoas e falar aquilo que pensou em dizer se só tinha uma hora de vida. "Muitas vezes a gente pensa que é muito cedo até que é muito tarde". Para concluir, a vida precisa continuar, a aceitação da perda conduz o sujeito a reformular o pensamento de seguir em frente, estabelecendo um conceito pessoal de que a dor é o combustível para que se possa aprender a lidar com o sofrimento.

Por Débora Diniz - Hipnoterapeuta formada pela OMNI Hypnosis Training Center, Débora Diniz utiliza essa ciência em suas consultas para auxiliar seus pacientes a encontrarem uma maneira saudável de controlar os medos e comportamentos negativos. Foi pioneira na criação de um Serviço de Terapia Nutricional Parenteral e Enteral e na construção da primeira "sala limpa" para preparo destas nutrições em ambiente hospitalar do Brasil.

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude-mental/4-passos-que-vao-te-ajudar-a-superar-o-luto,9ad35c640f550a1f720419e4dc4698f2h3uv2ngs.html



07/06/2023

* 2023 - Tudo sobre festa junina

 A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, assim como chapéu de palha. Por outro lado, para as mulheres, o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha. Bem no jeitinho de caipira!

Nas regiões urbanas, o vestuário caipira ou sertanejo é interpretado. A base é o hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido. Enquanto as dos homens, com tecidos de algodão listrados e xadrezes.

A origem dos trajes típicos de Festa Junina é um exemplo claro da riqueza multicultural do Brasil. Entretanto, apesar de a Festa de São João ser uma comemoração tão típica brasileira que parece mesmo coisa da nossa terra, ela é original da Europa.

Festa Junina em Art Naif de Lourdes de Deus. Fonte: Jornal Gnn.

FONTE: https://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/qual-a-origem-dos-trajes-tipicos-das-festas-

https://dalvaday.blogspot.com/2008/06/2008-origem-da-festa-junina.html

https://dalvaday.blogspot.com/2009/06/2009-arraial-dos-grupos-da-abludef.html

https://dalvaday.blogspot.com/2014/06/2014-festa-junina.html

https://dalvaday.blogspot.com/2017/09/2017-dieta-os-viloes-e-os-mocinhos-das.html

16/05/2023

* 2023 - Prefeitura decreta luto de três dias pela morte de Adalberto Day

 

Foto: Divulgação










O prefeito Mário Hildebrandt decretou luto de três dias pelo falecimento do cientista social blumenauense, Adalberto Day. Com 70 anos e lutando contra o câncer, ele faleceu na noite desta segunda-feira, dia 15/05/23, deixando esposa e duas filhas, uma neta e um genro.

Morador do Garcia, Day destacou-se por ser um dos primeiros a se dedicar ao registro e divulgação da história e da cultura de Blumenau, por meio de seu blog. "Todos perdemos com a morte de Adalberto Day. A história de Blumenau vive um dia triste. Um homem que se dedicou a manter viva a história de Blumenau e tornou-se referência para todos que buscavam conhecer mais sobre a cidade. Adalberto não está mais entre nós, mas seu legado jamais será esquecido”, declarou o prefeito.

O pesquisador está sendo velado no Cemitério São José, no centro de Blumenau durante esta terça-feira, dia 16/05/23.

Texto da página oficial da prefeitura de Blumenau. 

https://adalbertoday.blogspot.com/2018/02/blumenau-e-sua-historia.html

QR - Code

04/02/2023

*2023 - Consulta sobre Ano Novo - Carnaval - Oktoberfest - Natal - Páscoa

Apresento aqui para facilitar suas consultas vários links sobre temas relacionados sobre:  Carnaval -  Páscoa - Oktoberfest -  Natal - Ano Novo - Revellion   

Clicando em cada tema escolhido ou de consulta irá abrir aquilo que desejar saber.





     PÁSCOA
     Festa Cristã


ANO NOVO – REVELLION

Virado do ano 2009

Virada do ano 2013

Curiosidade sobre ano novo

Signos interagem na virada do ano

Cores do Revellion

Mensagens de ano novo nº1

Feliz ano novo em vários idiomas

Revellion e suas crenças

As melhores simpatias para Ano Novo

Ano novo 2016

Curiosidade da virada do ano

Curiosidade de alguns paises

Feliz Ano Novo 2017

Dia do Revellion 2016

Saiba qual a cor para usar no Revellion

Ano Bissexto 2016

 Ano Novo Alimentação nova

Ano Novo 2017

Revellion 2017

Ano Novo Chinês 21

Revellion 2022

Ano Novo Chinês 2022

Revellion em Blumenau e no mundo