12/04/2017

* 2017 - Dia da Intendência do Exército Brasileiro

Integrante do Sistema Operacional Logística, a Intendência é responsável por boa parte das atividades, principalmente aquelas ligadas à administração, de uma forma geral, e ao suprimento de diversos tipos, tanto na paz como na guerra.
O Cadete de Intendência, portanto, além de adestrar-se em seu ofício nos diversos exercícios no terreno, levando alimentação, fardamento e banho para a tropa apoiada, complementa sua formação estudando temas como licitações e contratos, gestão orçamentária e Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

PATRONO
Nascido a 12 de abril de 1840, o patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, Marechal Carlos Machado Bitencourt destacou-se como encarregado da logística nas operações desenvolvidas pelo Exército contra os insurretos de Canudos. Recém-empossado como ministro da Guerra, interveio pessoalmente na campanha cujo óbice maior era a ausência de uma cadeia de suprimentos, já que a falta destes dificultava o bom desempenho das forças legais.
Organizou e sistematizou o transporte de pessoal e material, tornando efetivo e contínuo o fluxo de reabastecimento das tropas, o que possibilitou a derrota dos rebelados. Sua brilhante atuação foi essencial para o resultado final daquele conflito.


http://www.douradosagora.com.br/noticias/entretenimento/exercito-homenageia-patrono-no-dia-da-intendencia

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails