26/04/2017

* 2017 - Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruido

Em 2017 o dia 26 de abril comemora-se o Dia Internacional de Consientização sobre o Ruido. Sempre comemorado na 4ª quarta-feira do mês de abril. Ruídos são barulhos desagradáveis e indesejáveis com os quais nos deparamos diariamente e que estão entre os causadores da perda auditiva, em cerca de 35% dos casos, conforme estima a Sociedade Brasileira de Otologia. O barulho do trânsito, da buzina, do som de carro, de obras, bares, baladas, fone de ouvido, TV e de locais em que muitas pessoas falam ao mesmo tempo, faz parte do seu dia-a-dia, mas a exposição frequente a ele pode causar graves danos a sua audição.
Estes ruídos chegam a ser imperceptíveis para moradores de grandes cidades, uma vez que estamos acostumados com eles, mas se engana quem pensa que por acostumar com o barulho, o ouvido cria uma certa resistência e não sofre danos. Ao contrário do que muitos pensam, a nossa audição não se adapta ao barulho excessivo, ela simplesmente deixa para nos mostrar, com o passar dos anos, o que a exposição a fortes ruídos foi capaz de fazer com ela. Em muitos casos, os danos são irreversíveis, como a perda total da audição. Já em outros, o cuidado diário com a saúde auditiva e a procura por um Otorrino podem ajudar.

Como prevenir a exposição excessiva aos ruídos?
tempo de exposição ao ruídoO uso do protetor auricular é fundamental na prevenção da perda auditiva. Ele evita o choque com ruídos altos e constantes e mantém a saúde auditiva em dia. Outra dica importante é prestar atenção em você mesmo. Se for possível notar que em uma conversa você começa a falar mais alto que as outras pessoas, é sinal de que o ruído do ambiente está mais alto do que o normal e pode ser prejudicial à saúde dos seus ouvidos. A perda auditiva por ruído é gradual e quase nunca notada no início, o que dificulta a recuperação. Por isso, é de grande importância se consultar com um Otorrino regularmente para verificar qualquer possível dano e não esperar que os sintomas se manifestem para entender que algo de errado está acontecendo e precisa ser avaliado.

Sintomas de exposição excessiva aos ruídos
Os sintomas da perda da audição são: zumbidos frequentes, dificuldade em acompanhar conversas em locais com muito barulho, falar mais alto do que os outros, dificuldade em entender letras de música no rádio, entre outros.Dobre os cuidados quando está acostumado a conviver com barulho. Muitas vezes não nos preocupamos com o ruído que nos cerca diariamente, mas ele merece a nossa atenção. Aliás, a boa saúde da nossa audição é a garantia de uma vida melhor. O objetivo da campanha é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Isso inclui conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.


O impacto do ruído na audição, saúde e qualidade de vida não pode ser questionado. Inúmeras peças da literatura técnica mostram em todo o mundo os perigos para a audição causados pela exposição repetida ao ruído. Numerosos estudos mostram que o ruído, junto com outros agentes causadores de stress, está relacionado com mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. Os indivíduos e as comunidades não mais aceitam o ruído como um efeito colateral da sociedade industrializada. A entidade oficial que promove o evento mundialmente é a League for the Hard of Hearing. A data do evento é determinada cada ano sendo sempre na terceira ou quarta quarta-feira do mês de abril, considerando festividades religiosas e a data da convenção anual da Academia Americana de Audiologia (American Academy of Audiology).
No Brasil conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), e do Conselho Regional de Fonoaudiologia, 2ª Região (CRFa), este grupo se organizou para as atividades em 2008, primeiro ano realizado no Brasil e voltou a se organizar para dar continuidade nas atividades em prol da saúde auditiva. Junte-se a essa iniciativa e divulgue o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído.


http://www.fonosp.org.br/2012/04/17/25-de-abril-de-2012-dia-internacional-conscientizacao-sobre-o-ruido/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails