21/04/2017

* 2017 - Dia Nacional da Paz no Trânsito

No dia 21 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional da Paz no Trânsito. Para se tornar um motorista consciente, todo cidadão que possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve estar atento às leis, às medidas de segurança no trânsito e a colaborar para reduzir riscos nas ruas e estradas brasileiras. O trânsito no Brasil é regulamentado pela Lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) .
O documento estabelece, entre outros pontos, que é dever de todo condutor – seja de caminhões, ônibus, automóveis ou motocicletas – ter o domínio constante do veículo, dirigindo com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Segundo dados do último levantamento nacional realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2009 foram registrados mais de 400 mil acidentes de trânsito com vítimas no Brasil, sendo 20 mil com mortes.
Quanto ao pedestre, é sua obrigação transitar de forma segura para não causar risco de atropelamentos ou obstáculo à circulação de veículos. Ainda de acordo com o mais recente levantamento nacional realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 50 mil pedestres morreram em vias urbanas no Brasil, em 2009. O Dia Nacional da Paz no Trânsito tem o objetivo de reavivar na sociedade brasileira os valores, posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente no trânsito para prevenir acidentes e tornar as ruas mais seguras para todos. O ato de dirigir apresenta riscos físicos, financeiros e emocionais. De acordo com o Denatran, o atropelamento é o tipo de acidente de trânsito que mais mata no Brasil.
Além disso, o trânsito é a principal causa de morte entre as crianças e jovens de 5 a 14 anos. Dirigir de maneira defensiva é obrigação de todo motorista e significa estar atento para reconhecer antecipadamente as situações de perigo e evitar acidentes.
https://hyperdatas.wordpress.com/2016/04/21/21-de-abril-%E2%80%A2-dia-nacional-da-paz-no-transito/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails