04/12/2016

* 2016 - Dia do Pedicuro

O Dia do Pedicuro, o profissional que cuida da parte visual dos pés, é comemorado anualmente em 4 de dezembro. A palavra é proveniente de “pés” e “cure”, do latim curar, tratar. Da mesma forma que manicure é o profissional que cuida das mãos, o pedicuro é aquele que trata dos pés.
A maior parte dos pedicuros trabalha atualmente como autônomos, sem registro em carteira, conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego, havendo menos de mil profissionais devidamente registrados e atuando no mercado de trabalho. A maior parte dos profissionais contratados é do sexo feminino, na faixa etária de 30 a 40 anos de idade.
O pedicuro é o profissional que se dedica aos cuidados ou embelezamento do pés, fazendo tratamentos, polindo e esmaltando unhas, dentro dos critérios exigidos de higiene, conhecendo procedimentos de esterilização dos instrumentos para evitar a transmissão de doenças. A profissão do pedicuro é classificada como pedicure, calista ou pedicuro, segundo a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, ainda não existindo um decreto ou lei que regulamente o exercício da profissão. Trata-se, aqui, de um típico caso onde o profissional é formado pelo exercício e pela prática de suas atividades. O mercado de trabalho para o pedicuro é exclusivamente do setor privado e, assim, torna-se importante que ele próprio se qualifique e mostre o seu diferencial através da prática. Não existe um levantamento sobre o número de pedicuros em exercício no Brasil.
A grande maioria trabalha como autônomo ou em pequenos salões, sem registro em carteira, sem cadastro da Previdência Social, sem direito a FGTS, férias ou décimo terceiro salário. Uma boa parte dos profissionais que atuam na área começaram até mesmo por acaso, procurando uma atividade depois de descobrir que conseguiam manter os cuidados necessários.
Ainda não existe um curso formal para que esses profissionais conheçam com detalhes as necessidades de sua própria função. O sucesso na profissão, segundo alguns, é garantido apenas pela realização de um trabalho correto, sendo fiel aos horários e fazendo tudo com muita dedicação e muita atenção ao cliente, procurando novas técnicas da moda e aprendendo por si próprias.

Origem do Dia do Pedicuro

O Dia do Pedicuro teve como data comemorativa o 4 de dezembro por ser o dia da fundação da Associação Brasileira de Pedicuros, criada em 1964 em São Paulo, associação que passou a se denominar Associação Brasileira de Podólogos, em 1986. 
http://www.calendariobr.com.br/dia-do-pedicuro#.WDy3LrIrKG4

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails