04/12/2016

* 2016 - Dia do Trabalhador em Minas de Carvão

Na data de hoje é comemorado, no Brasil, o Dia do Trabalhador nas Minas de Carvão, conforme lei 3 923 de 26 de julho de 1961. A data foi escolhida por ser também o dia de louvor a Santa Bárbara, conhecida como padroeira dos mineiros. Para os trabalhadores da categoria na região, o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Lopes Pinto, prevê o fortalecimento da categoria por meio da contratação de novos mineiros para a cidade. “Com o aumento do número de funcionários da categoria, o sindicato vai aumentar sua representatividade”, observa.
Como trabalhador da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) há 36 anos, Pinto conta que foi com grande decepção que os funcionários da empresa receberam a notícia de que a CRM não seria responsável pela distribuição de carvão para a nova usina de Candiota, da Tractbel, Usina PampaSul. De acordo com o sindicato, serão fornecidos entre 1,3 e 2,2 milhões de toneladas de carvão ao ano. “Esperávamos que, por já ser daqui, a empresa conseguisse apresentar o melhor preço e pudesse investir na expansão da empresa”, diz. O resultado do leilão de carvão foi divulgado na sexta-feira e a CRM foi vencida pela mineradora privada Copelmi Mineração Ltda..Como presidente do sindicato, Pinto diz que as expectativas são as melhores, considerando que a Copelmi deverá contratar mais funcionários para trabalhar no fornecimento de carvão. “Nossa expectativa é de que sejam contratados entre 200 a 250 mineradores, além de outros colaboradores que trabalharão em outras áreas”, aposta. Na questão salarial, o presidente acredita que a categoria tenha a média salarial dentro da normalidade. “Nós sempre queremos mais, mas, mesmo assim, acredito que a remuneração conquistada pelo sindicato está normal, dentro dos nossos direitos”, finaliza.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2014/12/04/sindicato-dos-mineiros-de-carvao-preve-fortalecimento-da-categoria-para-2015

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails