21/06/2017

* 2017 - Dia Nacional de Controle da ASMA

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. A inflamação encontra-se associada a hiper responsividade das vias aéreas que leva a episódios de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse, principalmente à noite ou início da manhã. Asma é uma condição que afeta tanto crianças quanto adultos, reconhecido como um problema mundial de saúde. Estima-se que no mundo mais de 100 milhões de pessoas possuem asma. No Brasil existe aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Dados recentes mostram o aumento do registro de hospitalização, sendo então a asma a 4º causa de internação. Quando não tratada pode ser grave e levar a morte. Em cada pessoa ela se manifesta de uma maneira, sendo o chiado no peito, falta de ar, tosse e aperto no peito os sintomas mais frequentes.
Lembrando que a presença de refluxo gastroesofagico e rinite alérgica contribuem para o surgimento dos sintomas, assim como exposição a poeiras, mofo, ácaros etc. Normalmente os asmáticos tem a doença desde a infância, podendo manifestar-se na idade adulta e até em idosos. Frente aos sintomas acima relacionados o ideal é procurar o pneumologista, médico especialista para cuidados das vias aéreas inferiores, que durante avaliação solicitará exames necessários assim como, irá prescrever o melhor tratamento para cada paciente. O tratamento é individual e uma “bombinha” que é a melhor opção para um paciente pode não ser a melhor opção para outro!
Deve-se levar a sério o tratamento! Os medicamentos não viciam. Sem tratamento regular podemos observar uma piora na qualidade de vida, além de idas não programadas ao médico ou pronto socorro. Asma não tem cura mas pode ser totalmente controlada. Procure um Pneumologista, ele é o médico mais indicado para fazer o acompanhamento e seu tratamento.

Dra Virginia Oliveira
Pneumologista e médica da unidade de internação do Hospital Porto Dias.

http://www.hpd.com.br/site/21-de-junho-dia-nacional-de-controle-da-asma/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails