13/09/2016

* 2016 - Dia da Cachaça

A data em homenagem a esta bebida símbolo do Brasil foi oficializada em 2010 pelo o projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira e já foi proibida pela coroa portuguesa. Aliás, a data 13 de setembro foi escolhida por razões históricas: Em 13 de setembro de 1661 uma revolta popular contra a colônia portuguesa levou à legalização da cachaça, que era proibida. Tal episódio ficou conhecido como “Revolta da Cachaça”.
A aguardente de cana-de-açúcar caiu no gosto popular e, embora tenha sido um símbolo da resistência ao domínio português, era um dos gêneros que mais contribuía para a reconstrução de Lisboa, abalada pelo terremoto de 1755.
O prestígio da Cachaça, assim como da cultura brasileira em geral, diminuiu depois da metade do século 19, quando passou a prevalecer a moda e costumes europeus. Apenas após a Semana da arte moderna, em 1922, iniciou-se o resgate da nacionalidade brasileira, seus produtos e seu folclore.
Hoje a Cachaça está consagrada em lei como  destilado de origem nacional, através do decreto 4.702 assinado em 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A cachaça é patrimônio do povo brasileiro. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails