14/09/2016

* 2016 - Dia Mundial da Realidade Climática

Dia 14 de setembro é o Dia Mundial da Realidade Climática. Conscientização é o primeiro passo para construção de soluções. Para o WWF-Brasil, o evento 24 horas de realidade é de grande relevância para chamar, novamente, a atenção da população mundial para a urgência da crise climática. "Estamos chegando próximos do limite de nossa capacidade de controlar o aquecimento global, de evitar que o aumento da temperatura da Terra ultrapasse os 2°C em relação aos níveis pré-revolução industrial" afirma Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. "Todos nós já temos noção de como o planeta se comporta com uma temperatura mais alta. Secas, enchentes, deslizamentos, tempestades, que assolam o mundo todo, e inclusive o Brasil, são apenas uma leve amostra do que pode acontecer se não controlarmos as emissões mundiais de gases de efeito estufa.
E governos, organizações, indivíduos, todos precisam agir com urgência para mudar este quadro", completa. No Brasil, enquanto uma seca severa atinge a região central do país e enchentes assolam a população do Vale do Itajaí, no Congresso Nacional, alguns parlamentares parecem completamente alheios a estes problemas, trabalhando no sentido de piorar ainda mais este quadro. "O Brasil já é um dos maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa e nossa principal fonte de emissões é o desmatamento.
Corremos o risco de ver destruídas áreas de preservação permanente, fundamentais para a preservação das águas e solos por evitar erosão e assoreamento de rios. Como consequência, teríamos o agravamento dos impactos de enchentes, com mais perdas de vidas humanas e impactos econômicos maiores”, explica. Segundo análise do IPEA, o texto em discussão no Congresso, se aprovado, permitiria o desmatamento ou desobrigaria de recomposição florestal mais de 220 mil Km2, uma área maior do que a do estado do Paraná.
Os dados do IPEA indicam que o País pode emitir 28 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa só por perda de florestas em áreas de reserva legal. Isso equivale a mais de 26 vezes a meta de redução de emissões para 2020. “Os compromissos assumidos pelo Brasil em Copenhagen, hoje estabelecidos em lei, estão ameaçados. Portanto, convidamos a todos, incluindo nossos deputados e senadores, a acompanharem este evento global sobre a realidade climática. A conscientização sobre o problema é o primeiro passo para contribuirmos com as soluções”. 

Fonte: WWF 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails