23/09/2016

* 2016 - Dia Nacional do agente de transito

O Projeto de Lei 6046/2005, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), cria o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito, a ser celebrado no dia 23 de setembro. O autor acredita que a homenagem fará o reconhecimento de uma categoria que "sofre com as cobranças da sociedade, com orçamentos apertados, salários baixos e a incompreensão natural que órgãos de fiscalização costumam causar".
A data coincide com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro. O relatório do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) também foi aprovado por unanimidade. O projeto já foi aprovado em todas as comissões da câmara e foi encaminhado em julho de 2008, para o Senado Federal através do PLC 102. No Senado encontra na comissão de Educação, Cultura e Esporte, onde teve como relator o Senador Sérgio Zambiasi que deu parecer favorável a aprovação. Só que isso foi em 31 de setembro de 2009, de lá pra cá ninguém se manifestou, nem os senadores nem a categoria, e a projeto está parado no Senado, pronto para ir à pauta.
A categoria dos agentes de trânsito comemora um marco histórico em sua trajetória , com a Lei nº 12.821, sancionada pela presidente Dilma Roussef em 5 de junho de 2013, que institui a data de 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito.
A criação da data presta uma homenagem a esse grupo de servidores, em todo o Brasil, que vem conquistando o seu espaço a cada dia, auxiliando os motoristas e pedestres, visando um trânsito mais humanizado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails