30/09/2016

* 2016 - Dia da Navegação

O Dia da Navegação é comemorado em 30 de setembro. A navegação é a forma com que é planejada qualquer viagem de um ponto a outro, sempre focando no ponto de partida, traçando rotas para chegar ao destino final.

História da Navegação
Desde muito antigamente o homem vem desenvolvendo técnicas de navegação, para que fosse possível sua orientação nos deslocamentos que eram necessários. Povos como os gregos, romanos e egípcios já utilizavam de seus conhecimentos em relação ao vento, posição dos astros, bem como relevos e outras informações para orientação das chamadas naus, que eram as embarcações utilizadas na época. Mesmo existindo técnicas de navegação terrestre, a navegação marítima ganhou mais destaque e importância, pois sempre representou maior risco e também desafios, que ajudaram no desenvolvimento de técnicas mais aprimoradas, com objetivo de exploração. Na idade média foi inventada a bússola pelos chineses, que ajudou a impulsionar o comércio entre os povos, sendo possível uma navegação direcionada e mais precisa.

Famosos Navegadores
A navegação também foi o meio pelo qual ocorreu a expansão para os novos continentes, pois foi através dessas técnicas que Américo Vespúcio e Cristóvão Colombo iniciaram a viagem com destino as Índias, e acabaram por descobrir o continente americano, abrindo novos horizontes para a expansão do mundo como conhecemos hoje. Vespúcio utilizou de técnicas de navegação baseadas em astronomia para determinar e descobrir que estava indo em sentido oposto as Índias e que o lugar que estava chegando se tratava de terras inexploradas.

Desenvolvimento da Navegação em Tempos de Guerra
Com o passar do tempo as técnicas de navegação foram melhorando, e no século XIX surgiram os primeiros equipamentos eletrônicos que auxiliaram o processo de navegação. Esses equipamentos foram desenvolvidos e amplamente utilizados nas guerras mundiais, onde os países passaram a utilizar essas técnicas inovadoras para obter vantagem ante o inimigo. Um dos sistemas mais famosos desenvolvidos na época era o chamado RADAR, que utilizava a medição de lapsos de tempo através de ondas de rádio para mostrar localização de navios ou outros objetos rastreáveis, que permitiram depois a criação dos sistemas mais modernos de navegação.

Navegação nos Tempos Modernos

Hoje em dia já existem aparelhos portáteis que permitem localização precisa como o GPS, permitindo que sejam traçadas as melhores rotas, a pé ou em um veículo. Da mesma forma existem aparelhos ultramodernos que são utilizados em outros meios de transporte como aviões, navios e outros de uso militar que podem dar alta precisão, permitindo uma navegação mais rápida e segura. http://www.calendariobr.com.br/dia-da-navegacao#.V-ReLvkrLVQ

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails