22/09/2016

* 2016 - Dia Nacional de Combate a Halitose

A Data visa conscientizar população sobre problema que acomete cerca de 57 milhões de brasileiros de forma esporádica ou crônica. Confira dicas para garantir um hálito saudável. Capaz de destruir a autoestima e prejudicar relações em todas as esferas, o Mau Hálito atinge cerca de 30% da população brasileira – nada menos de 57 milhões de pessoas – de forma ocasional ou crônica. Para ajudar a resolver o problema, a ABHA (Associação Brasileira de Halitose) estabeleceu a data de 22 de setembro como o Dia Nacional do Combate à Halitose, popularmente conhecida como mau hálito. A campanha conta com a adesão dos membros da ABHA em mais de 20 Estados do país que, a partir da data, irão ministrar palestras educativas em escolas, empresas e espaços públicos, orientando o publico sobre os cuidados necessários para manter uma boa saúde bucal.
Boa parte das pessoas com mau hálito nem suspeita que está com a alteração. “O nariz acostuma-se com o odor e deixa de percebê-lo. Como também não adianta improvisar nenhum tipo de teste em si mesmo, o jeito é perguntar a alguém de confiança ou a um profissional”, alerta Marcos Moura, presidente da ABHA. De acordo com a associação, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, devido a problemas de pouca salivação ou ainda má higienização, periodontite, gengivite e cáries. Por este motivo, o consultório do dentista realmente deve ser o primeiro lugar a ser procurado por quem deseja evitar ou eliminar o problema. O estômago, ao contrário do que muitos pensam, responde por apenas 1% dos casos de halitose.
À medida que envelhecem, as pessoas também vão ficando mais suscetíveis a desenvolver mal hálito: estudos apontam que a incidência de halitose na população brasileira é de 17% na faixa etária de zero a 12 anos, 41% de 12 a 65 anos, e 71% acima de 65 anos, devido à redução da função das glândulas salivares. A ABHA lembra que combater a halitose é de extrema importância, afinal além de contribuir com inúmeras doenças, o mau hálito segrega o portador, levando-o ao isolamento social e amoroso.

A seguir, algumas dicas divulgadas pela associação para combater o mau hálito:
* Alimente-se no mínimo a cada 3 horas para incentivar a salivação e combater a boca seca, grande causadora do mau hálito
* Alimentos cítricos, como a laranja, estimulam as glândulas salivares a produzir saliva, refrescando o hálito.
* Faça uma boa higienização após as refeições, escovando os dentes, usando fio dental e também raspador lingual para remover a saburra lingual principalmente no 1/3 posterior da língua.
* Tome ao menos 2 litros de água por dia para se hidratar e incentivar a produção de saliva, lembrando que 90% da constituição da saliva é água.
* Alguns medicamentos reduzem a salivação, deixando a boca seca e causando o mau hálito: quem toma remédios para emagrecer, depressão, artrite ou hipertensão precisa ficar atento.
* Sinusites crônicas, diabetes, problemas hepáticos e renais podem gerar mau hálito. Quem sofre destes males deve redobrar a atenção
* Mascar chiclete após as refeições ajuda a limpar a cavidade bucal e estimula a produção de saliva. Opte pelos sem açúcar.
* Antissépticos bucais à base de álcool ressecam a mucosa bucal e agravam ainda mais o problema do mau hálito. Prefira os sem álcool na fórmula.
* Cuidado com as dietas com baixo consumo de carboidratos. Como elas levam à queda dos níveis de glicose e à queima de gordura, podem gerar halitose. 
* Mantenha algumas porções de carboidratos e fibras em sua alimentação diária.
Tente controlar o estresse, já que o fluxo salivar tem relação direta com o equilíbrio do sistema nervoso central.
Para ajudar a alertar as pessoas sobre o problema da halitose, a ABHA mantém em seu site o SOS Mau Hálito, serviço que através de e-mail ou carta avisa sobre alteração no hálito sem nunca revelar o nome da pessoa por trás da informação. Se você tem um(a) amigo(a) com mau hálito, vá direto ao link do SOS: www.abha.org.br/sosmauhalito
Sobre a ABHA – A Associação Brasileira de Halitose não tem fins lucrativos e conta com cirurgiões dentistas filiados em cerca de 20 Estados brasileiros. Seu principal objetivo é informar a população sobre as causas da halitose, fornecendo informações sérias e precisas sobre prevenção e tratamento.( Associação Brasileira de Halitose).
http://www.douradosagora.com.br/noticias/ciencia-e-saude/22-de-setembro-e-o-dia-nacional-de-combate-ao-mau-halito

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails