27/09/2016

* 2016 - Dia do Encanador

O Dia do Encanador é comemorado em 27 de setembro. Ele é o profissional responsável por instalações e reparos de sistemas hidráulicos em casas e empresas.

Formação para Encanador
Existem diversos cursos técnicos que podem ajudar na formação de um encanador, como por exemplo, o de encanador industrial que prepara o profissional com conhecimentos voltados para tubulações industriais, soldas, válvulas, tratamento térmicos, metrologia, técnicas de sérvios de encanamentos, entre outras. Na formação de encanador o profissional também terá a chance de estudar matérias voltadas a matemática, geometria, entre outras que darão uma base para cálculos de estruturas e encanamentos, além de matérias também voltadas a medição, essencial para que o encanador tome a melhor decisão quando for planejar e executar serviços de instalações, seja em residências ou empresas. Existem também cursos com formação mais específica que pode formar o encanador em multitarefas, com disciplinas mais voltadas a metalurgia, como técnicas de soldagem, válvulas, normas técnicas e tratamentos de aço, possibilitando que o mesmo possa atuar na indústria como um todo.

Mercado de Trabalho
O mercado para encanadores está bem aquecido e apesar das crises, é uma profissão sempre em alta, pois é requerida tanto em novas obradas, quanto em manutenções de instalações correntes, seja em empresas ou grandes indústrias

Autônomo ou Assalariado

A profissão de encanador permite a atuação autônoma ou mesmo de forma assalariada em empresas, isso em razão de ser uma atividade que é requerida tanto em residências, obras e manutenção em geral, como também essencial na indústria, ainda mais se considerarmos as novas tecnologias que muitas vezes utilizam tubulações como recurso e meios de fabricação de manufaturados. Considerando também a falta de mão de obra especializada, podemos dizer que um encanador com experiência e bem capacitado não encontrará dificuldades em se colocar no mercado.
Podendo escolher entre a estabilidade de um emprego fixo assalariado, porém com remuneração pré-determinada ou então ter seu próprio negócio, podendo trabalhar de forma mais livre, em obras, manutenções ou serviços, mas também os riscos de uma função autônoma. http://www.calendariobr.com.br/dia-do-encanador#.V99XFfkrLVQ

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails