28/09/2016

* 2016 - Dia do Hidrográfico

No dia 28 de Setembro de 1829, nasceu em Recife Manoel Antônio Vital de Oliveira. Em 1843, apenas com 13 anos, ingressou na Escola Naval, onde se destacou pela sua brilhante inteligência. Em 1849, ainda como Segundo­Tenente, ajudou a defender o porto de Recife da ocupação por rebeldes da Revolta Praieira, sendo ferido em combate. Pelas qualidades de bravura e presença de espírito demonstradas em ação, teve o reconhecimento do Imperador D. Pedro II, que o condecorou com a Ordem de Cristo, no grau de Cavaleiro.
Essa condecoração nos remonta à secular Ordem de Cristo, que incentivou a navegação e a expansão do Império Português, tendo como emblema a Cruz da Ordem de Cristo, que adornava as velas das caravelas que exploravam os mares desconhecidos. Esse forte simbolismo da Escola de Sagres, que marcou o início da carreira do jovem Vital de Oliveira, foi o prenúncio do elevado pendor que iria demonstrar para as lides do mar, em paz ou na guerra. Nos quatorze anos que se seguiram, o Primeiro­Tenente e depois Capitão­Tenente Vital de Oliveira realizou diversos levantamentos hidrográficos ao longo da costa brasileira, desde o litoral do Rio Grande do Norte até Santa Catarina, e ainda ao longo do Rio Meriti, de forma meticulosa e incansável, o que lhe rendeu outro reconhecimento do governo imperial, que lhe confiou uma nova missão, mais ampla e ambiciosa: realizar o levantamento da carta geral da costa do Império. Mas em 1865, esse empreendimento foi interrompido pela guerra em que o Brasil se envolveu.
O Capitão­de­Corveta Vital de Oliveira passou então a cumprir diversas missões no Teatro de Operações, até ser atingido mortalmente pela artilharia inimiga, quando no comando do Couraçado “Silvado”, da Segunda Divisão de Esquadra, durante o bombardeio de Curupaití. Vital de Oliveira não chegou a ver em seus punhos os galões de Capitão­de­Fragata, pois o Decreto que o promovera chegou à esquadra em operações de guerra, onde servia, dias depois da sua morte. Pelos destacados feitos, como dedicado hidrógrafo em tempo de paz e heroico combatente em tempo de guerra, Vital de Oliveira é nosso hidrógrafo padrão.
É o Patrono da Hidrografia brasileira e na data de seu nascimento  , 28 de setembro, comemoramos o Dia do Hidrógrafo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails