03/06/2017

* 2017 - Dia Nacional da Educação Ambiental

O Dia Nacional da Educação Ambiental, foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012. A educação ambiental é uma disciplina fundamental na formação de cidadãos conscientes e aptos para tomar decisões coletivas que preservem o meio ambiente, ao mesmo tempo, que auxilia no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. A criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), em 1973, incentivou os primeiros debates sobre o tema no Brasil.
Quatro anos depois, foi implantado o primeiro Projeto de Educação Ambiental em Ceilândia, no Distrito Federal. Apenas em 1999, foi sancionada a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999) pelo Ministério do Meio Ambiente. Com a legislação, o órgão iniciou o ProNEA (Programa Nacional de Educação Ambiental), que assegura a integração da sustentabilidade na educação brasileira.
A fim de valorizar o trabalho do educador ambiental e estimular discussões sobre sustentabilidade, ecologia, poluição ambiental e reforma do código florestal, a presidenta Dilma Rousseff sancionou o Dia Nacional da Educação Ambiental. Segundo a Lei nº 12.633, de 14 de maio de 2012, a data passa a ser comemorada, anualmente, em 3 de junho, em todo o território nacional. O tema Educação Ambiental vem sendo cada vez mais discutido pela população por preocupação com a necessidade de sobrevivência nos próximos anos. As futuras gerações precisam ser educadas para a preservação e recriação das reservas naturais, pois são bens de uso comum. Embora seja uma inciativa pequena para um tema tão abrangente, a instituição de uma data comemorativa como essa ajudará a promover a discussão nas escolas brasileiras, bem como impulsionar a conscientização pública para a preservação ambiental.

http://www.bandeirantes.org.br/index.php/03-de-junho-dia-nacional-da-educacao-ambiental/
 http://organicsnewsbrasil.com.br/…/dia-03-de-junho-dia-da-…

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails