26/07/2017

* 2017 - Dia Internacional dos Manguezais

Com o desenvolvimento humano as grandes cidades se localizaram, em todo o planeta, próximo aos corpos d´água. Não seria diferente com os mangues. Neste caso, com uma agravante, fonte de renda, pela coleta de alimento e madeira (abrigo e olarias), e ainda mais, caminho para descarte de efluentes líquidos de toda a natureza. Se acreditava erradamente de que por ele ser “feio” e com mosquitos não merecia tratamento privilegiado como outros ecossistemas.
O crescimento urbano foi mais célere que o conhecimento técnico e quando os pesquisadores conseguiram revelar ao mundo leigo a importância dos manguezais, para muitos, já estava perdido...

- Amortização e contenção do ambiente marinho com o continente;
- Regulação Térmica;
- Berçário de uma fração significativa de espécies;
- Estrutura física de parte de algumas Teias Alimentares;
- Fornecedor de matéria para pesca e coleta de moluscos e crustáceos (alimentação e comercialização da espécie humana); dentre outros atributos.
Atuais maiores inimigos

- Esgotos in natura, criação de camarões e desmatamento acelerado de sua floresta característica.
Mobilização Internacional
1980: - A Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou um Atlas detalhado sobre manguezais. 1/5 deles relataram, já havia sido destruído.
1998: - O ativista Hayhow foi vitimado enquanto participava de protesto junto a organizações de base e ao Greenpeace Internacional.

2004: - II Assembleia Geral Internacional da REDMANGLAR declarou o Dia Internacional de Proteção aos Ecossistemas de Manguezal.
Texto Graça Bispo (CRBio 24.417/RJ) e Seleção de Imagens Pedro Belga
Projeto Caranguejo Uçá
http://guardioesdomar.blogspot.com.br/2013/08/26-de-julho-dia-internacional-de.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails