20/10/2017

* 2017 - Dia do Maquinista

No dia 20 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Maquinista. Mas quem vê este profissional conduzindo um trem, seja de carga ou de passageiros, não imagina as muitas histórias e curiosidades que estão por trás de uma profissão que mexe com o imaginário de crianças e adultos.
A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), tem no seu quadro de empregados alguns profissionais que, além de trabalharem na mesma empresa, compartilham a realização do mesmo sonho. Em Divinópolis, no interior de Minas Gerais, as semelhanças dos gêmeos Ramon e Renan, de 27 anos, não se limitam aos nomes e ao fato de serem gêmeos. A profissão também é um ponto comum na vida dos dois, que são filhos de um maquinista e resolveram seguir a mesma profissão do pai.
Nascidos em Lavras, no sul do estado, eles foram transferidos para Divinópolis há alguns meses e moram juntos. “É uma satisfação grande poder ser colega do meu irmão, somos gêmeos, trabalhamos na mesma empresa e o nosso pai tem muito orgulho de nós”, conta Renan. Para ele, a profissão o atraiu devido à mudança de rotina. “Cada dia é diferente do outro, tem uma novidade”, explica. Já Ramon foi bastante influenciado ao ver o pai trabalhando. “Foi uma grande motivação dar continuidade à profissão do meu pai, a ferrovia está no sangue da minha família”, conta. Gilson Leite tem mais de 30 anos de experiência como maquinista em Alagoinhas, no interior da Bahia. Começou como jovem aprendiz na rede ferroviária aos 15 anos e cursou metalurgia no ensino médio. Três anos depois, em 1985, fez um concurso e se tornou auxiliar de maquinista para, em 1990, ser promovido para maquinista. No final de 2015, veio a se tornar o único maquinista master da região, passando a treinar e orientar os novos profissionais que entram na empresa. Ser  maquinista implica em ter muito comprometimento e constante aperfeiçoamento com a função.

“Eu, sozinho consigo fazer a operação, puxando uma quantidade enorme de vagões, é uma grande responsabilidade. Fico gratificado em colaborar com a transformação logística do país. A profissão é antiga, mas evoluiu muito com os avanços da tecnologia, sem perder a sua importância”, conta Leite. Mineiro de Uberaba, Jesio Alves mora em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, desde os 7 anos. Vindo de uma família de ferroviários – pai, tios, primos, irmão – ele cresceu perto da linha férrea e começou aos 17 anos como ajudante de maquinista. Quatro anos depois, veio a tão sonhada promoção para maquinista e, desde então, não parou mais. “Para mim o trem é uma das coisas mais fascinantes que existem”, revela. Para ministrar treinamentos e formar a mão-de-obra especializada que precisa, a VLI possui o Centro de Especialização e Desenvolvimento (CED), localizado na oficina em Divinópolis, reconhecido como referência em treinamentos técnicos na área de logística.  A unidade já recebeu visitas de benchmarking de empresas do segmento logístico, inclusive de outros países. De 2012 a 2015, o Centro de Treinamento da VLI já capacitou 3.840 pessoas para a profissão de ferroviários, tanto em maquinistas como em técnicos especializados em locomotivas ou ferrovias em geral. A VLI também conta com a Unidade Móvel de Treinamentos, uma das alternativas encontradas pela empresa para ter uma atuação mais eficiente na formação de mão de obra nas diversas regiões de atuação. Essa estrutura volante é adequada para treinamentos locais, e contém, além de todos os recursos de uma sala de aula tradicional, equipamentos que permitem aos alunos realizarem a parte prática (simulações e testes).

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
http://www.vli-logistica.com/pt-br/dia-do-maquinista
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-do-maquinista.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails