21/10/2017

* 2017 - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Alertar e conscientizar a população sobre como combater a osteoporose, popularmente conhecida como ossos porosos ou ocos, é o principal objetivo do Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, comemorado hoje, dia 20 de outubro. De acordo com dados do Ministério da Saúde no Brasil há 51 milhões de pessoas com mais de 55 anos de idade. Deste total, 15 milhões são portadores de algum tipo de osteoporose. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estudos apontam que 85% dos homens e 70% das mulheres com osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura. Calcula-se que, após a menopausa, uma em cada três mulheres desenvolvem a doença. Entre os homens a frequência é de quase 10% após os 65 anos de idade. Vale destacar que o Governo gasta por ano quase R$ 50 milhões apenas com internações decorrentes de fraturas de fêmur, uma das principais consequências da osteoporose. De 10% a 20% dos pacientes tornaram-se incapacitados após uma fratura de quadril, enquanto de 15% a 40% foram internados e de 20% a 35% faleceram.

Como prevenir?
Segundo a International Osteoporosis Foundation (IOF), há três elementos fundamentais para prevenir a doença: ter uma dieta balanceada, rica em cálcio, vitamina D e proteínas; prática regular de exercícios físicos para fortalecimento muscular e dos ossos e realização de exames para o diagnóstico precoce da doença visando o tratamento. O exame mais utilizado é a densitometria óssea, que deve ser realizado de dois em dois anos para mulheres na pós-menopausa.
O cálcio, principal nutriente do leite, exerce um papel fundamental para a formação e desenvolvimento ósseo ao longo da vida. Ingerir as três porções de cálcio diárias recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, pode trazer benefícios à sua saúde. Basta consumir produtos lácteos em diferentes horários e fazer disso uma rotina. O Ministério da Saúde está apoiando a campanha

Seja Firme e Forte que tem como foco alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose. O site reúne as principais informações, confira e compartilhe essa ideia!

http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/index.php/saude-bem-estar/dia-nacional-e-mundial-da-osteoporose/
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-mundial-da-osteoporose.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails