07/10/2017

* 2017 - Dia Internacional pela Prevenção das Catástrofes Naturais

Hoje, 07 de Outubro, comemora-se em todo o planeta o Dia Internacional para a Prevenção de Catástrofes Naturais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, no sentido de sensibilizar os governos, as organizações e os cidadãos de todo o mundo para a necessidade de desenvolverem acções concretas que contribuam para reduzir as vulnerabilidades e para aumentar a capacidade de resposta face à ocorrência de catástrofes.
De acordo com uma mensagem da ONU, por ocasião da data, nos últimos 10 anos, as catástrofes naturais fizeram mais de 600 mil mortos e afectaram mais de 2,4 biliões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento. Perderam-se, assim, anos de esforços em prol do desenvolvimento, o que agravou a pobreza milhões de pessoas, deixando-as ainda mais vulneráveis face aos riscos naturais. Mais do que nunca, devemos aumentar os nossos esforços para reduzir essa vulnerabilidade. Para isso, a comunidade internacional assumiu um compromisso em relação as prioridades estabelecidas no Quadro de Acção de Hyogo 2005-2015: Aumentar a Capacidade de Recuperação de Países e Comunidades Perante as Catástrofes. A Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes – um sistema que engloba uma série de actores à escala global – destina-se a melhorar a coordenação e a mobilização de recursos. Neste Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, a ONU apela aos governos e a todos os actores pertinentes – desde educadores, empresas e sociedade civil – para que respondam às necessidades das crianças e de outros grupos vulneráveis que vivem em zonas de risco.
Segundo a ONU, nenhum lugar do planeta está salvo das catástrofes naturais e faz lembrar o terrível terramoto e o tsunami no Oceano Índico, a destruição provocada pela seca e os gafanhotos na África, a devastação causada pelos furacões e os ciclones nos Estados Unidos, nas Caraíbas e no Pacífico, tal como as fortes inundações na Europa e na Ásia que, fizeram centenas de milhares de mortos e deixaram milhões de pessoas sem recursos. Para a ONU, ninguém pode impedir as catástrofes naturais, mas pode-se preparar melhor as pessoas e as comunidades para as enfrentarem.
Os sectores da população mais vulneráveis são geralmente os mais pobres, o que quer dizer que, se reduzir a pobreza, também reduzir-se-á a vulnerabilidade. A ONU pede que as comunidades no Mundo construam comunidades sustentáveis capazes de gerir os riscos a longo prazo.
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/ambiente/2009/9/41/Hoje-Dia-Mundial-Prevencao-Catastrofes-Naturais,2d4e9aa9-c397-46d1-93ae-3c8a7f44156a.html
https://hyperdatas.wordpress.com/2015/10/07/07-de-outubro-%E2%80%A2-dia-internacional-pela-prevencao-das-catastrofes-naturais/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails