19/10/2017

* 2017 - Dia Nacional da Inovação

Em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 19 de outubro de 1901 deu volta ao redor da Torre Eiffel com seu dirigível, comemoramos anualmente, nessa data, o Dia Nacional da Inovação. Hoje vivemos ciclos mais curtos e as mudanças radicais têm sido mais a regra do que a exceção. O mundo em geral, e os negócios em especial, estão diferentes, com mais incertezas, mais complexos e estruturalmente diferentes. Se, por um lado, isso pode significar ameaças para as operações tradicionais, pode, também, representar oportunidade para as empresas e as transações  inovadoras. Para sobreviver e gerar resultados nesse ambiente, o empresário deve ter habilidade e estar disposto a realizar mudanças constantes na empresa.
E o melhor sinônimo para esta estratégia é a inovação, fator crítico para a diferenciação e ganhos de mercado ou, no mínimo, para a sobrevivência em tempos difíceis. Peter Drucker, já há algumas décadas, apontou que os empreendedores de sucesso são os que praticam sistematicamente a inovação. Segundo o economista Joseph Schumpeter, a inovação vai muito além de uma boa ideia ou invenção, que não são, por si só, de muita importância para a economia. Enquanto não são postas em prática, permanecem economicamente irrelevantes.
Para inovar e manter-se na vanguarda, um bom exercício para as empresas é antecipar a visão do seu futuro. Para isso, devem desenvolver o que poderíamos chamar de as "memórias do futuro", trazendo o cenário desejado para o momento atual e imaginando os passos a serem dados para chegar lá. Todo empresário sabe que gerenciar o negócio é um grande desafio; gerenciar a inovação é um desafio ainda maior. Com o apoio de bons parceiros, o processo pode ser facilitado. Este é um dos focos mais vigorosos de atuação da FIESC e de suas entidades (SESI/SENAI/IEL) para o aumento da competitividade da indústria catarinense. Os desafios que o País enfrenta, de maneira inédita, dada a confluência de crises econômica, política, ética e social, não afastam a indústria do caminho da inovação. Pelo contrário. Esta é uma das melhores estratégias para preparar-se para a retomada do crescimento.
O industrial catarinense está atento a esses desafios. Grandes eventos realizados nos últimos meses, como a Jornada da Inovação,  a Bienal do Design e o Encontro Econômico Brasil – Alemanha, evidenciam que não estamos assistindo passivamente o que está acontecendo. Enquanto o governo insiste em medidas que agravam a crise, como a elevação dos tributos, o industrial catarinense procura as melhores alternativas para vencê-la. E vai vencê-la, como ocorreu em outros períodos difíceis, apesar das trapalhadas do governo.

https://fiesc.com.br/noticias/opiniao-respeito-do-dia-nacional-da-inovacao
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-nacional-da-inovacao.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails