17/10/2017

* 2017 - Dia Nacional da Vacinação

No dia 17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Graças ao surgimento das vacinas, diversas doenças simplesmente desapareceram da nossa história e muitas outras estão com índices bastante reduzidos de contaminação. 

→ O que são vacinas? 
As vacinas são agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, tais como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos. Esses produtos são ingeridos ou injetados no corpo para que o nosso organismo produza anticorpos contra os agentes que compõem a vacina (imunização ativa).

 Ao produzir anticorpos, nosso corpo também produz células de memória que guardam a informação sobre o organismos patogênico. Quando somos infectados novamente por esse agente, nosso corpo produz células de defesa rapidamente, impedindo-nos de ficar doentes. Como a vacina atua como um agente preventivo, ela não cura doenças, devendo ser aplicada antes da contaminação. Após a contaminação, o agente imunizador que deve ser usado é o soro, que é formado por anticorpos previamente produzidos em um outro ser vivo. 

→ Quando a primeira vacina foi criada? 
A primeira vacina foi criada em 1796 por Edward Jenner, que conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Para isso, Jenner extraiu pus de uma lesão na mão de uma ordenhadora que havia contraído a forma bovina da varíola e inoculou essa secreção em um garoto, que desenvolveu a forma branda da doença. Após quase dois meses, Jenner inoculou no mesmo garoto a secreção retirada de uma lesão provocada pela varíola humana. O menino não desenvolveu a doença, pois estava imune. Surgia aí a primeira vacina. 

→ Quando as vacinas chegaram ao Brasil? 
A vacina contra a varíola, a primeira criada, chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.
 → As vacinas podem provocar reações desagradáveis? 
Algumas pessoas, após receberem a vacina, desencadeiam algumas reações, mas elas são normalmente transitórias e não causam danos graves ao organismo. Entre os principais problemas relatados, destacam-se febre, vermelhidão, dor no local e cansaço. 

→ O que é o Programa Nacional de Imunizações? 
O Programa Nacional de Imunizações, também chamado de PNI, é um programa do Ministério da Saúde que garante imunização para a população brasileira. Criado em 1973, o PNI tem traçado uma história de conquistas, destacando-se a erradicação do sarampo e eliminação do tétano neonatal, além da manutenção da erradicação da poliomielite. 
→ Quais vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde? 
Atualmente são distribuídas gratuitamente 25 vacinas pelo Ministério da Saúde, destacando-se: 

Vacina contra tuberculose (BCG) 
Vacina oral contra poliomielite 
Vacina contra difteria, tétano, coqueluche e meningite (Vacina Tetravalente) 
Vacina contra sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice Viral) 
Vacina contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (Tetra Viral) 
Vacina contra hepatite B 
Vacina contra febre amarela 
Vacina contra HPV 
Vacina contra gripe 
Vacina contra pneumonia 
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/17-outubro-dia-nacional-vacinacao.htm
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-nacional-da-vacinacao.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails