10/11/2016

* 2016 - Dia do Médico Intensivista

Intensivista é o nome dado ao profissional dedicado ao atendimento do paciente internado em unidades emergenciais tais como pronto-socorros e UTIs. São considerados profissionais intensivistas integrantes da UTI como: 

Médicos intensivistas,
Farmacêuticos Clinicos intensivistas,
Fisioterapeutas intensivistas e
Enfermeiros intensivistas, além de nutricionistas, fonoaudiólogos, odontológos e psicológos que se dedicam ao paciente crítico. De igual importância, temos também o Médico Veterinário intensivista, que cuida dos animais em estado de emergência e, ou internados em UTIs. 10 de Novembro é o Dia do Intensivista Brasileiro.
 A saúde no Brasil sofre com a desvalorização do Sistema Único de Saúde, com a falta de estrutura dos Hospitais e Prontos Socorros, a superlotação, falta de leitos, e a baixa remuneração do médico e de todos os profissionais que atuam na busca da melhoria da qualidade de vida da população. Para mudar esse quadro, muitas pessoas, ligadas ou não a instituições, se mobilizam para cobrar melhores condições.Valorizar o profissional que trabalha dentro das Unidades de Terapia Intensiva de todo o Brasil é uma das missões da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Esta valorização foi reforçada no dia 10 de Novembro com a comemoração do Dia Nacional do Médico Intensivista. Desde o mês de agosto, a AMIB trabalha na segunda edição da Campanha Nacional Orgulho de Ser Intensivista, ação desenvolvida em todo o Brasil para a valorização dos intensivistas e para apresentar à população em geral e a outras especialidades médicas o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar que atua nas UTIs .
Para o dia do Intensivista, uma das atividades da Campanha foi a distribuição dos cartazes, flyers e o livreto que conta a história de Cadu, Ester, Júlia e a pequena Gabi, personagens que em algum momento da vida estiveram em uma UTI. No dia 10 de novembro, as regionais da AMIB no Rio Grande do Sul (SOTIRGS), Paraná (SOTIPA), Piauí (SOTIPI) e no Distrito Federal (SOBRAMI) distribuíram os materiais nos hospitais selecionados.
Em São Paulo, os hospitais do Servidor,  São Paulo e Albert Einsten também já dispõem, tanto para os profissionais quanto para a população, dos informativos da Campanha Orgulho de Ser Intensivista. Dia 12 de novembro é a vez das regionais do Pará (AMIPA), Rondônia (SOTIRO) e Espírito Santo (SOESTI) reforçarem a presença dos materiais nos hospitais locais.
Dia 17 os materiais chegarão em Pernambuco, pela SOPAMI, e no dia 30 no Rio de Janeiro, pela SOTIERJ. Para a AMIB, o Dia do Intensivista e todo os dias do ano são reservados para a valorização do intensivista e para questionar o que se deve mudar ainda na prática da Medicina Intensiva. Associe-se e junte-se a nós.

 http://www.amib.org.br/detalhe/noticia/dia-do-intensivista/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Intensivista

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails