28/11/2016

* 2016 - Quem Inventou o Clipe?

Muitas vezes nos perguntamos sobre quem terá tido a ideia fantástica de pensar num objeto que, atualmente, é utilizado por toda a gente em diversos sectores. É o caso do clipe que é usado por polícias, médicos, mecânicos, administrativos e estudantes, entre muitas e variadíssimas profissões.Pois bem, como a maioria das invenções, surgem sempre algumas dúvidas sobre a sua origem, quem as terá inventado, patenteado ou mesmo fabricado, e, no caso do clipe, passa-se exatamente isto.
Até ao final do séc. XX, para que os papéis ficassem minimamente ordenados, eram utilizados alfinetes. Contudo, havia a necessidade de um objeto que não os dispersasse. Assim, sabe-se que o norueguês, Johan Vaaler, no ano de 1879 terá inventado uma espécie de clipe sem as duas voltas completas do arame, mas a sua patente só foi registada em junho de 1901.
Porém, existem provas de que uma versão mais prática e funcional deste objeto, com as duas formas ovais tal como atualmente conhecemos, era já produzida e comercializada pela empresa britânica Gem Manufacturing Company Ltd., mas desconhecida dos noruegueses. Na verdade, o clipe de papel moderno e a máquina para os fazer foram concebidos por William Middlebrook e patenteados em novembro de 1899. Ainda nesse ano, a empresa nova-iorquina Cushman&Denison comprou a patente ao seu criador, dando o nome de GEM aos clipes produzidos.
Máquina de fazer clipes

Hoje em dia, existem vários tamanhos de clipes, fabricados com diversos materiais e de variadíssimas cores, sendo dos objetos mais vendidos do mundo.
Publicidade aos Clipes
Publicada por EB1/JI Condes da Lousã
http://condesdalousaazevedo.blogspot.com.br/2013/10/curiosidade-do-mes-de-outubro.html
http://www.megacurioso.com.br/gifs-animados/41800-das-fabricas-as-prateleiras-a-producao-industrial-em-dez-curiosos-gifs.htm

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails