15/11/2016

* 2016 - Dia do Joalheiro

Joalheria é a arte de produção de jóias que envolve todos os aparatos ornamentais, tipicamente feitos com gemas e metais preciosos como prata, ouro, platina e paládio. Hoje, porém, com o desenvolvimento do design, a joalheria pode ser feita com praticamente qualquer material como titânio e nióbio além de resinas e outros polímeros, sendo uma peça de joalheria qualquer peça feita de materiais finos para decoração própria. Quem produz estas jóias é chamado de joalheiro, e a sua profissão é homenageada com a criação do Dia do Joalheiro, em 15 de novembro.
Atualmente, os joalheiros têm como desafio transformar metais preciosos brutos em obras de alto valor, pois devem acompanhar o mercado consumidor que cada vez é mais exigente na busca por inovações. Os principais produtos produzidos pela joalheria têm forma de anéis, alianças, colares, tiaras, brincos, broches, abotoaduras, medalhas, pingentes e piercings.
Antigamente o ouro era considerado um sinal de poder e riqueza e era utilizado nos negócios e no financiamento de guerras, sendo raramente empregado na confecção de joias e objetos valiosos. Essa técnica só começou a ser utilizada na Europa durante a Idade do Ferro. Mesmo sem muitos recursos, os ourives conseguiam produzir belas joias e objetos decorativos. Depois da 2ª Guerra Mundial, os clientes das joalherias passaram a comprar joias não só para uso próprio, mas também como investimento.
Em meados do século XX, novas ideias e materiais passaram a ser utilizados pelos desenhistas de joias, tornando as peças mais atrativas e valiosas. Hoje a jóia além de ter o seu valor monetário, também possui um valor especial e significativo, como jóias herdadas de familiares, ou anéis de noivado e alianças de casamento. http://www.calendariodoano.com.br/datas/dia-joalheiro/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails