12/11/2016

* 2016 - Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

A doença silenciosa é causada por falhas nos estímulos elétricos que provocam alteração no ritmo das batidas do coração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) a cada dois minutos uma pessoa é vítima de morte súbita no Brasil. Hoje, 12 de novembro, é marcado por ser o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 5% da população brasileira sofre com algum tipo de arritmia cardíaca, a cada ano, 300 mil pessoas morrem de morte súbita no país. Apesar de não ser muito e diferentemente do que muitos pensam, os sinais da doença podem aparecer desde a infância e até mesmo logo após ao nascimento. Existem diferentes tipos de arritmias, tal doença acontece quando há irregularidade no ritmo das batidas do coração provocadas por alterações elétricas, ou seja, qualquer descompasso no ritmo cardíaco.
Entre as principais causas de morte súbita se encontra as arritmias malignas. “Em muitos casos, a doença pode ser assintomática, acometendo pessoas saudáveis ou pacientes que já tiveram infarto.
O paciente pode apresentar episódios arrítmicos durante o dia e não perceber, pois os sintomas dependem de diversos fatores como o tipo de arritmia, a quantidade de ocorrências no dia, o número de batimentos atingido durante a crise, entre outras razões. De maneira geral, o distúrbio pode provocar sensação de palpitação ou desmaios seguidos de rápida recuperação, que decorrem da redução do fluxo sanguíneo no cérebro.
Nos casos mais graves, o paciente pode manifestar uma confusão mental, fraqueza, queda de pressão arterial, falta de ar, dor no peito ou mesmo uma parada cardíaca”, explica o Dr. Adalberto Lorga Filho, Presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, SOBRAC. Como prevenção da arritmia cardíaca é indicado a prática de exercícios físicos e alimentação saudável e balanceada.
A dieta diária deve ser rica em nutrientes, consumir álcool moderadamente e não fumar. “É importante salientar que, antes de começar a treinar, a pessoa deve fazer uma avaliação física, porque alguns problemas de coração limitam os tipos de exercícios que podem ser realizados sem riscos à saúde. Se o treinamento é praticado de maneira muito intensa, pode ocasionar alterações no coração que colaboram para o surgimento de arritmias”, comenta o médico.
Em comemoração ao dia e para aumentar a conscientização da população a SOBRAC organizou hoje até as 15hrs, no Vão Livro do MASP, palestras, orientações individuais, demonstração de RCP, veiculação de vídeos educativos e informativos e distribuição de folders. E o dia todo, no Instituto Dante Pazzanese, a veiculação de vídeos educativos e informativos.
http://www.diaadiarevista.com.br/Noticia/11229/dia-nacional-de-prevencao-das-arritmias-cardiacas-e-morte-subita/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails