10/11/2016

* 2016 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

No dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira.
Ela ocorre quando há dificuldade ou impossibilidade de captar, conduzir ou perceber os estímulos sonoros vindos do ambiente. Quando a surdez é de origem genética, ela pode ser detectada nos primeiros dias de vida e tratada com sucesso. A surdez pode se dar em virtude de dificuldades de condução dos estímulos através das vias auditivas (surdez de condução) ou por transtornos das células perceptivas da cóclea ou do centro cerebral auditivo (surdez de percepção). A sua prevenção deve começar no útero, através do tratamento de doenças maternas que podem afetar o desenvolvimento normal do aparelho auditivo do feto, além do tratamento adequado das otites infantis e de cuidados com o uso de medicamentos potencialmente tóxicos para o ouvido.
O teste da orelhinha ajuda muito no diagnóstico da perda auditiva e deve ser realizado nos primeiros seis meses de vida. Em casa e na escola deve-se observar se há atrasos no desenvolvimento da linguagem, dificuldade de aprendizagem e isolamento, geralmente indicadores de deficiência auditiva. Deve-se evitar os ruídos contínuos acima de 75 decibeis, mas se a pessoa é obrigada a estar em locais onde eles existem, ela deve usar algum protetor de ouvido.
Para os portadores de deficiência auditiva é importante lembrar que existem meios de conviver bem com ela com o uso de dispositivos eletrônicos como o implante coclear. E que esses meios devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista para saber se é um bom tratamento para o caso em questão.
Quanto mais cedo for percebida a deficiência auditiva, mais fácil será a sua abordagem terapêutica.
 http://www.news.med.br/p/saude/810079/dia+nacional+de+prevencao+e+combate+a+surdez.htm 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails