05/11/2016

* 2016 - A importância do ócio para o corpo e a mente


A importância do ócio para o corpo e a mente 


Especialista explica a necessidade de não fazer nada de vez em quando 

Dormir tarde, acordar cedo, pegar trânsito, levar os filhos na escola, ir pro trabalho, sofrer pressão no trabalho, trânsito de novo, pegar os filhos na escola, levá-los no dentista, passar no supermercado, trabalhar mais em casa, dormir tarde...Hoje em dia, parece que a maioria das pessoas está presa em loop infinito. É necessário parar para respirar porque o estressepode desencadear uma série de problemas.
Um alto nível de irritação pode causar desde uma leve agitação e insônia a problemas cardíacos. Ainda, especialistas afirmam que o estresse ocasiona sintomas emocionais e físicos os quais abrem espaço para vários problemas psicológicos e patológicos. “Grande parte da população, em níveis diferentes, está estressada.”, diz Andreia Rego, psicanalista e coach de Desenvolvimento Humano. “E isso se torna um problema quando começa a afetar diretamente a vida pessoal, profissional e até social.”, completa.
O estresse é interpretado pelo corpo da mesma forma como numa situação de perigo. E, para isso, o organismo tem uma defesa natural. O hipotálamo do cérebro envia um estímulo para as glândulas supra-renais, e essas, por sua vez, liberam um hormônio chamado cortisol, que aumenta a pressão arterial e o açúcar no sangue. As pessoas quando estão estressadas, tendem a procurar alguma forma para canalizar esse estresse, geralmente, através da comida, por causa do cortisol, que se ligou aos receptores que controlam a vontade de comer no cérebro, além de aumentar também as células de gordura no corpo.
“Se você não tem tempo ou dinheiro para planejar uma viagem ou um passeio, tirar duas horas do seu dia para deitar no sofá e ler um livro, ou assistir a algum outro programa de TV que não sejam os jornais - filmes, seriados, etc - já ajuda bastante a desacelerar o corpo e descansar a mente.” aconselha Andreia. “Ir a academia também é uma ótima forma de aliviar o estresse. Além de manter o corpo em forma e mais saudável, o organismo libera substâncias que trazem bem-estar e também ajudam a dormir melhor.”, conclui.
Não somente pela pressão arterial, mas o nervosismo é responsável pela queda de imunidade, tensão muscular, gastrite e algumas alergias respiratórias, que nessa época fria do ano já são causas suficientes para adoecer. Aproveite as férias escolares das crianças e relaxe um pouco, a sua sanidade também agradece.
Serviço: Andreia Rego
Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano
Instagram: Andreia Rego
Site: http://coachandreiarego.com.br/
E-mail: asrego@gmail.com
Celular: 21 99941.9950

Postado por Comportamento Saudável

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails