04/11/2016

* 2016 - PANQUECAS

Panqueca é tudo de bom...seja doce ou salgada o importante é fazer muitas delas. Não dá para comer uma só...dependendo de quem o faça, adoro panquecas coloridas como a de beterraba, espinafre, cenoura e até feita a massa de chocolate...

Além de ser fácil de fazer, dá para fazer uma boa quantidade e armazenar assim podemos ter sempre a mão para receber amigos e familiares.
Fiz de cenoura e espinafre (delicias)
Eu, muitas vezes, deixo um refratário com panqueca recheada somente para gratinar no dia seguinte. Faço as panquecas tudo num só dia e guardo-as já recheadas e só tirando da geladeira conforme a necessidade.

É deliciosa no café da manhã as de sabores doce...chocolate, morango, banana, mirtillo cobrindo-as com mel, nata ou geléia e também alternando com algumas salgadas recheada com frango ou carne moída.

Normalmente para quem trabalha e não tem tempo hábil pode fazer durante a semana e deixar no refratário coberto com plástico filme e alguns minutos antes de ir à mesa, colocar no forno elétrico para aquecer.

Vejam como é simples preparar a receita de panquecas:
Ingredientes
1 xíc de leite
1 ½  xíc  de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (de chá) de sal
1 colher (café) de óleo na mistura
Óleo para untar a frigideira
Adoro fazer numa mini frigideira, assim posso fazer varios com recheios diferentes. 

Modo de fazer a massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma massa homogênea. Se for fazer de verduras (beterraba, espinafre, cenoura ...etc) use conforme a gosto ou mais colorido ou menos. Basta pica-los e colocar junto a massa no liquidificador. 
Panquecas de espinafre

Modo de fazer os discos: Unte a frigideira levemente com óleo e leve ao fogo para aquecer. Derrame a massa aos poucos na frigideira aquecida. Vá virando a frigideira até a massa cobrir todo o fundo. Não se preocupe se a primeira panqueca não der certo, isto é muito comum de acontecer é só voltar a colocar um pingo de óleo e aquece-la. Depois que o fundo tiver todo coberto de massa, espere até a massa secar. Com o auxílio da escumadeira ou  colher vá soltando as beiradas da massa. Assim que você perceber que a massa está se soltando, vire-a do outro lado e faça o mesmo processo. Deixe apenas alguns segundo e está pronta. Retire-a  e vá colocando em um prato. Pode ir colocando uma em cima da outra, pois elas não grudam. Se não usar todas pode guarda-las por um bom periodo na geladeira e só retira-las para rechear e degustar. 
Texto: Dalva Day 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails