01/03/2017

* 2017 - Dia do Turismo Ecológico

No dia 1º de março é celebrado o Dia do Turismo Ecológico. Nesta data, no ano de 1988, este segmento foi introduzido oficialmente no Brasil. O Turismo Ecológico ou Ecoturismo pode ser definido como uma prática de lazer, esporte ou educação, em áreas naturais, que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambiental e garante o bem-estar das populações envolvidas e do meio ambiente local.
Dentre as atividades do Turismo Ecológico destacam-se banhos de cachoeiras, caminhadas por trilhas, passeios a cavalo, pesquisas científicas, acampamentos, dentre outros. O objetivo é aproveitar ao máximo a natureza e ao mesmo tempo se desconectar do estresse cotidiano. O desafio é buscar em nossa cidade locais com potencial para o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico e cair pra dentro da aventura ecológica.
Lembre-se:
“Da natureza não se tira nada, a não ser fotos, não se deixa nada, a não ser pegadas, e não se leva nada, a não ser lembranças”.
Quando visitar um ambiente natural, leve com você apenas fotos e recordações. Outras “lembrancinhas”, como conchas, pedras, flores, devem ser deixados no local em que estavam.

Cada um desses elementos compõe uma parte do ecossistema e sua ausência pode gerar um impacto em cadeia. Por isso, não arranque flores, não mecha em ninhos e deixe os animais em paz.

E quando for embora, recolha todo o seu lixo e não deixe nada que você levou no ambiente natural. Alguns animais podem confundir uma embalagem de salgadinho com alimento e acabar sufocado.
Fontes:  http://www.ecodesenvolvimento.org
http://projetocaranguejouca.blogspot.com.br/
http://www.plantevida.com.br/dia-do-turismo-ecologico-01-de-marco/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails