16/03/2017

* 2017 - Dia Mundial do Sono

Dia 16 de março será comemorado o Dia Mundial do Sono. Essa data é muito importante para nos conscientizar que uma noite bem dormida influencia em nossa disposição, memória, humor, atenção, perda de peso e até na vida sexual. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial apresenta algum tipo de distúrbio ou síndromes do sono. No Brasil, 43% dos brasileiros não conseguem dormir corretamente, permanecendo cansados e aumentando o risco de desenvolvimento de outras doenças. Um dos fatores que tem contribuído para a incidência desse problema no país é a obesidade causada pelos maus hábitos alimentares dos brasileiros. Pessoas obesas estão mais propensas a apresentar ronco e a síndrome de apneia do sono, definida como uma série de paradas respiratórias durante o sono.  
Quem sofre de apneia apresenta problemas para perder peso, dificuldade metabólica, sonolência, preguiça para fazer atividade física, além do risco maior de infarto, derrame e AVC. Estudos revelam que a apneia do sono atinge 30% dos brasileiros. Apenas na cidade de São Paulo, esse mal atinge cerca de 33% da população, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF). É fundamental para a pessoa que sofre de roncos e distúrbios do sono que procure um médico otorrinolaringologista, pois ele é o profissional mais preparado para combater estes problemas. Entre outros especialistas, o otorrinolaringologista poderá auxiliar o paciente, utilizando métodos clínicos de diagnóstico e orientação no uso de aparelhos e cirurgias. Neurologista e psicólogo do HNSG dão dicas para dormir melhor.
 
Nada melhor do que ter uma boa noite de sono e acordar renovado no dia seguinte. Mas para muitas pessoas a situação não é esta. Por isso, alguns hábitos de higiene do sono podem ajudar.
Confira algumas dicas para dormir melhor:
- Das 21h às 23h é o horário em que o corpo começar a eliminar componentes químicos desnecessários e tóxicos mediante o sistema linfático do nosso corpo. Ou seja, um ótimo horário para dormir.
- Antes de dormir desligue os aparelhos eletrônicos como TV e celular. Assistir TV antes de dormir pode condicionar o cérebro a se manter desperto;

- Pratique sempre um "ritual" antes de dormir, ex; tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Isso já vai te preparar "mentalmente" para o sono ;
- Procure sempre ter uma hora certa para ir para cama.
- A noite, opte por lanches leves. Evite carboidratos pesados;
- Não malhe ou faça exercício logo antes de ir dormir. Exercícios podem te ajudar a cair no sono pelo cansaço mas, se você optar para se exercitar antes seu sono terá mais qualidade;
- Beba algo quente e livre de cafeína;
- Mantenha a temperatura agradável, cerca de 23º/24º
- Se você está muito ansioso ou pensando em muitas coisas, pegue um papel e escreva sobre seus pensamentos antes de ir para cama;
- Invista em uma cama confortável;
- Não durma de estômago vazio;
- Deixe seu quarto o mais escuro e silencioso possível.
http://www.segs.com.br/saude/56043-16-de-marco-e-o-dia-mundial-do-sono.html
http://www.aborlccf.org.br/secao_detalhes.asp?s=51&id=3014

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