30/04/2017

* 2017 - Dia do Ferroviário

O Dia do Ferroviário é lembrado no dia 30 de abril. Embora poucas pessoas tenham conhecimento da data, o Dia do Ferroviário visa homenagear os indivíduos que possuem grande importância para a história do transporte ferroviário, já que a profissão remete ao transporte tanto de passageiros como de cargas.
O ferroviário é o trabalhador das estradas de ferro, como é lembrado. Sua presença é significativamente importante para a história e desenvolvimento do Brasil. É interessante saber que a ferrovia foi uma invenção inglesa, e ela se difundiu pelo mundo e no Brasil. Durante os anos de 1950, o transporte ferroviário era o principal meio de transporte, especialmente entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualmente, as estradas de ferro são substituídas e esquecidas, graças aos outros meios de transporte inventados, principalmente pela indústria automobilística. Ainda, o transporte ferroviário é lembrado como um símbolo de sustentabilidade, pois sempre foi um transporte limpo e eficiente, além de ser barato. Sua poluição ambiental é mínima. Atualmente, no Brasil, as linhas de estradas de ferro são usadas – em grande maioria – para o transporte de carga. Muitos ferroviários celebram o Dia do Ferroviário em 30 de setembro, dia que foi criada a Rede Ferroviária Federal. 

Origem do Dia do Ferroviário 
O dia 30 de abril remete ao ano de 1854, quando ocorreu a inauguração da primeira ferrovia no Brasil. Sua construção foi obra do Evangelista de Souza, o famoso Barão de Mauá. Essa primeira ferrovia brasileira tinha como objetivo ligar a Baía de Guanabara com a Serra de Petrópolis. Essa primeira viagem em linha de ferro no Brasil teve a presença do imperador Dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina. 
O título de Barão de Mauá foi concedido pelo sucesso do empreendimento. Na história do transporte ferroviário no Brasil está presente Getúlio Vargas, que em 1930, pegou um trem em direção ao Rio de Janeiro, saindo do Rio Grande do Sul. Essa marca história é lembrada no Dia do Ferroviário pois Getúlio e suas tropas gaúchas tinham a meta de depor o então presidente Washington Luís e iniciar um novo período na vida do Brasil.


Denominada de super trem, possui 3.500 metros de extensão, 330 vagões, 4 locomotivas, com capacidade de carregar mais de 200 toneladas de cargas. O super trem considerado o maior trem de cargas do mundo é Brasileiro. O maior trem de carga do mundo, com 330 vagões, cerca de 3.500 metros de extensão e capacidade para transportar 40 mil toneladas, circula na Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Vale nos estados do Maranhão e Pará. Até então, a companhia operava com comboios formados por, no máximo, 220 vagões. O objetivo do super trem é elevar a capacidade de movimentação de minério de ferro na EFC para 130 milhões de toneladas (Mt) até 2009, e para 230 Mt a partir de 2012. O trem de 330 vagões tem potência distribuída e é formado por duas locomotivas com 110 vagões, mais duas locomotivas com 220 vagões. Os testes com os trens maiores na Vale começaram em outubro de 2006. De lá para cá, todos os maquinistas e empregados envolvidos na operação dos comboios passaram por treinamento. O sistema que gerenciará o maior trem do mundo, operado pela Vale, é chamado de Locotrol ou Potência Distribuída. O sistema é uma tecnologia portátil de controle, com a qual o maquinista fica em uma locomotiva operando as demais por controle via rádio. É um sistema que controla a tração - ou seja a força - e a frenagem de trens, de forma sincronizada e independente. Controla até cinco locomotivas, que ficam distribuídas ao longo da mesma composição na forma de líder e remotas. 
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=609042
https://www.calendariobr.com.br/dia-do-ferroviario#.WP_37PnyuG4

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails