O Dia do Ferroviário é
lembrado no dia 30 de abril. Embora poucas pessoas tenham conhecimento da data,
o Dia do Ferroviário visa homenagear os indivíduos que possuem grande
importância para a história do transporte ferroviário, já que a profissão
remete ao transporte tanto de passageiros como de cargas.
O ferroviário é o
trabalhador das estradas de ferro, como é lembrado. Sua presença é
significativamente importante para a história e desenvolvimento do Brasil. É
interessante saber que a ferrovia foi uma invenção inglesa, e ela se difundiu
pelo mundo e no Brasil. Durante os anos de 1950, o transporte ferroviário era o
principal meio de transporte, especialmente entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualmente,
as estradas de ferro são substituídas e esquecidas, graças aos outros meios de
transporte inventados, principalmente pela indústria automobilística. Ainda, o
transporte ferroviário é lembrado como um símbolo de sustentabilidade, pois
sempre foi um transporte limpo e eficiente, além de ser barato. Sua poluição
ambiental é mínima. Atualmente, no Brasil, as linhas de estradas de ferro são
usadas – em grande maioria – para o transporte de carga. Muitos ferroviários
celebram o Dia do Ferroviário em 30 de setembro, dia que foi criada a Rede
Ferroviária Federal.
Origem do Dia do
Ferroviário
O dia 30 de abril
remete ao ano de 1854, quando ocorreu a inauguração da primeira ferrovia no
Brasil. Sua construção foi obra do Evangelista de Souza, o famoso Barão de
Mauá. Essa primeira ferrovia
brasileira tinha como objetivo ligar a Baía de Guanabara com a Serra de
Petrópolis. Essa primeira viagem em linha de ferro no Brasil teve a presença do
imperador Dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina.
O título de Barão de
Mauá foi concedido pelo sucesso do empreendimento. Na história do
transporte ferroviário no Brasil está presente Getúlio Vargas, que em 1930,
pegou um trem em direção ao Rio de Janeiro, saindo do Rio Grande do Sul. Essa
marca história é lembrada no Dia do Ferroviário pois Getúlio e suas tropas
gaúchas tinham a meta de depor o então presidente Washington Luís e iniciar um
novo período na vida do Brasil.
Denominada de super
trem, possui 3.500 metros de extensão, 330 vagões, 4 locomotivas, com
capacidade de carregar mais de 200 toneladas de cargas. O super trem
considerado o maior trem de cargas do mundo é Brasileiro. O maior trem de carga
do mundo, com 330 vagões, cerca de 3.500 metros de extensão e capacidade para
transportar 40 mil toneladas, circula na Estrada de Ferro Carajás (EFC),
operada pela Vale nos estados do Maranhão e Pará. Até então, a companhia
operava com comboios formados por, no máximo, 220 vagões. O objetivo do super
trem é elevar a capacidade de movimentação de minério de ferro na EFC para 130
milhões de toneladas (Mt) até 2009, e para 230 Mt a partir de 2012. O trem de
330 vagões tem potência distribuída e é formado por duas locomotivas com 110
vagões, mais duas locomotivas com 220 vagões. Os testes com os trens maiores na
Vale começaram em outubro de 2006. De lá para cá, todos os maquinistas e
empregados envolvidos na operação dos comboios passaram por treinamento. O
sistema que gerenciará o maior trem do mundo, operado pela Vale, é chamado de
Locotrol ou Potência Distribuída. O sistema é uma tecnologia portátil de
controle, com a qual o maquinista fica em uma locomotiva operando as demais por
controle via rádio. É um sistema que controla a tração - ou seja a força - e a
frenagem de trens, de forma sincronizada e independente. Controla até cinco
locomotivas, que ficam distribuídas ao longo da mesma composição na forma de
líder e remotas.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=609042
https://www.calendariobr.com.br/dia-do-ferroviario#.WP_37PnyuG4
Nenhum comentário:
Postar um comentário