26/04/2017

* 2017 - Dia Internacional do Cão-Guia

O Dia Internacional do Cão-Guia celebra-se a 26 de abril em 2017. Este é o dia especial dos cães-guia, mas lembre-se que há um dia especial para todos os cães. O dia 26 de agosto é o Dia Mundial do Cão! Esta data é comemorada na última quarta-feira de abril, sendo um agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade.
Neste dia, os treinadores de cães-guia também estão de parabéns. A primeira tentativa registada de treinar animais para este fim é de 1780, na França. Em Portugal há carência de escolas de treinamento de cães-guia, que são entregues gratuitamente aos cegos, existindo uma longa lista de espera de invisuais que gostariam de contar com a preciosa ajuda deste fiel amigo de quatro patas.
Um cão-guia é treinado durante um a dois anos, a começar aos dois meses de vida. São selecionados os cães mais sociáveis, saudáveis e inteligentes para acompanhar os invisuais, que têm de fazer um estágio com o cão na escola de treino, antes de começarem a sair na estrada e a viver juntos.
Uma forma de comemorar este dia é mimar um cão-guia que encontre no caminho. Outra forma é fazer um donativo a uma associação de cães-guia (o que traz vantagens fiscais) ou ajudar com a consignação do IRS anual (gratuito).
https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-cao-guia/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails