14/04/2017

* 2017 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde

No dia 14 de abril se comemora o Dia do Técnico em Serviço de Saúde. Por técnico em serviços de saúde, você deve entender todos aqueles profissionais que, de alguma forma, concorrem e contribuem para a arte de cuidar das pessoas. Assim, incluem-se no Dia do Técnico em Serviço de Saúde os técnicos em farmácia, os técnicos em enfermagem, os técnicos em nutrição, os técnicos em radiologia, dentre outros profissionais tão importantes para que possamos viver melhor e mais saudáveis. O técnico em serviço de saúde trabalha no cuidado e no bem-estar das pessoas.

O que ele faz?
Os técnicos em serviço de saúde cumprem um papel extremamente relevante nos cuidados de uma pessoa. Como se sabe, o corpo humano é um tanto complexo e cuidar do seu organismo não é uma tarefa simples. Seria inviável, por exemplo, que um médico conseguisse observar tudo o que é necessário solitariamente. Assim, o Dia do Técnico em Serviço de Saúde comemora justamente a atividade desses profissionais que, ao lado dos médicos, possibilitam que a tarefa de cuidar da saúde de determinada pessoa seja feita de forma mais segura.  

Quem ele é? 
Talvez você queira dar os parabéns a alguém próximo no Dia do Técnico em Serviço de Saúde, mas não sabe se ele se inclui no conceito dessa profissão. É muito provável que ele se inclua, já que a designação “técnico em serviço de saúde” é um tanto quanto ampla. Quer ver alguns exemplos?

Primeiro, saiba que, segundo o Observatório dos Técnicos em Saúde, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o técnico em saúde pode ser desde o agente comunitário de saúde ao tecnólogo de nível superior. Quando você está doente, normalmente vai ao médico e, dependendo da gravidade da sua condição, você precisa se internar em um hospital. Relacionamos o hospital apenas aos cuidados de saúde, mas, na realidade, ele é como uma empresa normal – precisa comprar medicamentos, pagar contas e organizar seu pessoal.Essa tarefa é desempenhada, algumas vezes, pelos técnicos em administração hospitalar, profissionais que também são considerados técnicos em serviço de saúde. Por outro lado, nesse mesmo hospital, existem determinados equipamentos que permitem aos médicos, por exemplo, monitorar seus batimentos cardíacos. Quem participa, também, do desenvolvimento e da construção desses equipamentos são os técnicos em equipamentos biomédicos, profissionais que igualmente são técnicos em serviço de saúde. Depois que você tem alta do hospital, é extremamente comum que o médico indique alguma medicação que você precise tomar ou, então, algum tratamento que você precise seguir. Assim, se você for à farmácia comprar esse medicamento, talvez seja atendido por um técnico em farmácia – também um técnico em serviço de saúde. Esses são alguns exemplos, mas o Dia do Técnico em Serviço de Saúde celebra a atividade de todos os profissionais que estão envolvidos para tornar os cuidados da saúde humana mais seguros e eficazes. Profissionais em farmácias também são técnicos da área da saúde.

Um pouco de história

Há séculos, os médicos precisam do auxílio de outras pessoas para cuidar bem da saúde das pessoas. Em outras palavras, os técnicos em serviço de saúde existem desde os tempos mais remotos. Aqui no Brasil, essas profissões, todas de nível médio, passaram a ser reconhecidas desde a Constituição de 1937, embora a formação desses profissionais tenha sido regulamentada apenas em 1971. Nesse ano, foi promovida uma grande reforma dos ensinos.

dhttp://doutissima.com.br/2015/04/14/dia-tecnico-em-servico-de-saude-saiba-o-que-faz-esse-profissional-14696908/e 1º e 2º graus.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails