24/04/2017

* 2017 - Dia Mundial do Animal de Laboratório

O Dia Mundial do Animal de Laboratório observa-se anualmente a 24 de abril. A data foi criada em 1979 pela Sociedade Nacional Anti-Vivissecção (National Anti-Vivisection Society, NAVS), tendo sido escolhido o dia 24 em honra do antigo presidente da sociedade, Hugh Dowding, o primeiro Barão Dowding, nascido neste dia. O objetivo desta data é dar voz e vida aos animais que são utilizados em testes de laboratório por todo o mundo, sofrendo torturas arcaicas por fins comerciais, industriais, científicos e académicos.
Este dia internacional do animal de laboratório é celebrado com reuniões de associações pela defesa animal, com manifestações contra a utilização de animais em experiências e com a divulgação de listas de marcas que utilizam e que não utilizam animais em experiências e de outros dados relevantes sobre a matéria. As iniciativas têm todas o mesmo fim: acabar com a experimentação animal.
Em Portugal estima-se que sejam usados 35.000 animais por ano em laboratório, não existindo comités de ética para regular o excesso de experiências, nem fiscalização nos laboratórios por falta de funcionários, continuando as universidades a usar animais nas aulas de fisiologia animal. Assinala-se ainda que 92% dos testes com animais (fase 1) falham nos ensaios clínicos com humanos (fase 2).https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-animal-de-laboratorio/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails