06/10/2016

* 2016 – CURIOSIDADES DAS OKTOBERFEST DE BLUMENAU E DO MUNDO - Capitulo I

Registro da primeira Oktoberfest, feita para celebrar um casamento real e que contou com um corrida de cavalos
1. Origem
A festa começou lá no longínquo ano de 1810, mais precisamente no dia 12 de outubro, como forma de celebrar o casamento entre o príncipe Luis I, futuro Rei da Baviera, e a princesa Teresa da Saxônia. Para a ocasião, todos os cidadãos de Munique foram convidados a participar do evento que contava com uma divertida corrida de cavalos em seu último dia de festejos.

2. A primeira festa contou com 40 mil espectadores que, durante uma semana, beberam vinhos produzidos na região que ficou conhecida como Gramado de Teresa. Por conta do sucesso, a festa se repetiu no ano seguinte. E no próximo. E no próximo. E assim nasceu a Oktoberfest!

3. Popularização
Trinta anos depois do casamento real que deu origem à festa, os primeiros trens chegavam a Munique. Com isso, o evento, que já era um sucesso, tomou proporções ainda maiores. Eram organizados campeonatos de boliche e tablados de dança, além de diversas competições tradicionais da época. Em meados dos anos 1800, a Oktoberfest também era um grande polo fotográfico, já que os artistas alemães locais popularizaram a arte de registrar os eventos em imagens. Como o público era enorme, a festa era uma ótima oportunidade de eles mostrarem o seu trabalho.
A cerveja só se tornou a bebida oficial da festa em 1918
4. A chegada da cerveja
Levou mais de 100 anos para que a cerveja se tornasse oficialmente a bebida da Oktoberfest. Isso aconteceu em 1918, na mesma época em que o cinema começou a mostrar cenas do evento, ajudando-o a se transformar na festa das “mil atrações”.  Como a cerveja era uma bebida benéfica, os cartunistas retratavam as “batalhas” dos foliões por copos sempre cheios de maneira extremamente divertida. Isso ajudou ainda mais a Oktober a se espalhar como uma festa alegre e para toda a família. Atualmente, cerca de 7 milhões de litros de cerveja são consumidos todos os anos por mais de 10 milhões de pessoas que lotam as ruas de Munique. Além disso, algumas regras são específicas para o consumo da loura na celebração. Primeiro de tudo: apenas as que forem fabricadas na região de Munique recebem autorização para serem consumidas na Oktober. E o teor alcoólico da bebida dourada é um pouco maior se comparado com as mais tradicionais marcas do mercado, variando entre 6 e 11%.
Adolf Hitler utilizou a popularidade da festa para difundir seus ideais nazistas no começo dos anos 1930
5. Os anos sombrios
Apesar de possuir mais de 200 anos de história, em 24 ocasiões a Oktoberfest não pôde ser realizada. Isso aconteceu nos anos em que a Alemanha esteve envolvida em grandes guerras, nos anos 1923 e 1924 (por conta da inflação altíssima), além de anos em que houve epidemias de cólera. Porém, desde 1945 a festa acontece ininterruptamente em Munique.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails