31/10/2016

* 2016 - Dia das Bruxas (Halloween)

O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado anualmente no dia 31 de outubro. Mesmo sendo considero parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o planeta, se adaptando, através do sincretismo das superstições e lendas de cada região, com o conceito moderno norte-americano do Halloween. Etimologicamente, a palavra "halloween" é derivada da expressão inglesa "hallow evening", que em português significa "noite sagrada". Acredita-se que a festa, que acontecia entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, celebrada pelos povos celtas, era chamada de Hallow Evening, sendo abreviada para Hallowe´en até chegar a forma atual: Halloween.

Símbolos do Halloween
Como o Dia das Bruxas está relacionado com a morte, as principais figuras desta data são os seres espectrais, ou seja, que não pertencem ao mundo dos vivos, como:
Zumbis
Bruxas
Fantasmas
Caveiras
Monstros
Gatos pretos (porque possuem a conotação da má sorte)
Demônios
Abóbora

De acordo com o costume do “Trick or Treat” do Halloween norte-americano, as guloseimas (chocolates, balas, pirulitos e etc) também são consideradas símbolos modernos desta data. Os símbolos do Halloween também são utilizados como inspiração para as fantasias. É um costume entre as pessoas que celebram o Dia das Bruxas usar fantasias cujo tema seja o imaginário sobrenatural popular (fantasmas, lendas urbanas, monstros, vampiros, zombies e etc).

Origem do Dia das Bruxas
As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos, com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário Celta), os mortos e espíritos malignos saiam de suas tumbas para atormentar os vivos. Para tentar se proteger do "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal". A celebração original é chamada de Samhain, que significa "Fim do Verão", e era conhecida como uma comemoração pagã, tanto que as pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra. Para tentar "abafar" a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Dia das Bruxas no Brasil
O Halloween é uma festividade muito recente no Brasil, trazida a partir da cultura norte-americana, em filmes e séries de TV. No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade. Por causa dessa polêmica, foi criado o Dia do Saci, a partir do decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de outubro, constituindo uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas.

Dia das Bruxas nos Estados Unidos
Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana. Atualmente, nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou travessuras?", em português). Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma “pegadinha” ou travessura na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho". Jogar papel higiênico nas árvores do vizinho costuma ser a “pegadinha” mais comum durante o Halloween.

Filmes para o Dia das Bruxas - Halloween
No Dia das Bruxas é costume reunir os amigos ou familiares e assistir filmes e séries de suspense, terror ou horror. Eis algumas sugestões de filmes para assistir na noite de Halloween:
The Witch, por Robert Eggers (A Bruxa, 2015)
The Grudge, por Takashi Shimizu (O Grito, 2004)
Friday The 13th, por Sean S. Cunningham (Sexta-Feira 13, 1980)
A Nightmare on Elm Street, por Wes Craves (A Hora do Pesadelo, 1984)
The Ring, por Gore Verbinski (O Chamado, 2002)
The Texas Chainsaw Massacre, por Marcus Nispel (O Massacre da Serra Elétrica, 2003)
The Exorcist, por William Friedkin (O Exorcista, 1973)
Hellraiser, por Clive Barker (Hellraiser - Renascido do Inferno, 1987).
http://www.calendarr.com/brasil/dia-das-bruxas-halloween/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails