12/10/2016

* 2016 - Dia Nacional do Fanzine

Fanzine é a aglutinação de fanatic magazine (expressão da língua inglesa que significa "revista de fanático"). É, portanto, uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, podendo enfocar assuntos como histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador, jogos eletrônicos etc.
Embora essa manifestação midiática seja comumente relacionada aos jovens, há produtores e leitores de fanzines em quase todas as faixas etárias. Fanzines com qualidade profissional são chamados de "prozines".
Uma biblioteca de fanzines é chamada de "fanzinoteca". O primeiro fanzine feito em território tupiniquim foi em 12 de Outubro de 1965. O artista plástico, caricaturista e chargista piracicabano Edson Rontani foi o responsável pelo feito. essa data em diante vários caras por n motivos publicaram seus fanzines. Viciaram-se com os cheiros da cola, revistas velhas e xerox.
Em 2011 a Fanzinada de São Paulo tomou a iniciativa de comemorar o Dia Nacional do Fanzine e desde então fanzineiros do Brasil inteiro fazem suas ações em eventos culturais, sociais, pedagógicos, ongs ou simplesmente entre amigos mesmos. Em Ribeirão Preto não foi diferente. Em 2010 comemoram a data no Hierofante e no ano seguinte a data foi lembrada no Centro Cultural Cerâmica São Luíz.

Um comentário:

Gazy Andraus disse...

Cara Dalva Day
Embora eu só tenha descoberto essa sua postagem sobre o Dia Nacional do Fanzine agora, seria interessante eu proceder a uma retificação. A data inicial comemorada pela Fanzinada foi anterior a essa, mas quando comemoraram o Dia Mundial do fanzine em 28 de abril. A partir do reconhecimento desta data, eu tive a idéia de instituir o Dia Nacional do fanzine, em 12 de outubro (idéia embrionária minha desde 2010/11, na verdade, quando escrevi um artigo com o amigo Elydio dos Santos Neto para um livro, sobre Biograficzines – aliás, todos esses dados estão aqui: https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7425011236799730075&postID=4603375676805636977 ). Assim, Thina Curtis fez o evento em 2012, com a Fanzinada incentivando o Dia Nacional do Fanzine, mas a inserção do dia é realmente de minha autoria (mas não a Fanzinada e a comemoração, que é de Thina). Tanto que conversei com Edson Rontani Jr. (filho de Rontani, o pioneiro do fanzine brasileiro) e queremos ainda oficializar, futuramente, a data, enviando o pedido ao Senado Federal.
Enfim, de toda maneira, fico satisfeito que tenha inserido essa notícia e espero que a renoticie todo ano, quando houver a reiteração do evento.

Related Posts with Thumbnails