12/10/2016

* 2016 - Dia Nacional do Fanzine

Fanzine é a aglutinação de fanatic magazine (expressão da língua inglesa que significa "revista de fanático"). É, portanto, uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, podendo enfocar assuntos como histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador, jogos eletrônicos etc.
Embora essa manifestação midiática seja comumente relacionada aos jovens, há produtores e leitores de fanzines em quase todas as faixas etárias. Fanzines com qualidade profissional são chamados de "prozines".
Uma biblioteca de fanzines é chamada de "fanzinoteca". O primeiro fanzine feito em território tupiniquim foi em 12 de Outubro de 1965. O artista plástico, caricaturista e chargista piracicabano Edson Rontani foi o responsável pelo feito. essa data em diante vários caras por n motivos publicaram seus fanzines. Viciaram-se com os cheiros da cola, revistas velhas e xerox.
Em 2011 a Fanzinada de São Paulo tomou a iniciativa de comemorar o Dia Nacional do Fanzine e desde então fanzineiros do Brasil inteiro fazem suas ações em eventos culturais, sociais, pedagógicos, ongs ou simplesmente entre amigos mesmos. Em Ribeirão Preto não foi diferente. Em 2010 comemoram a data no Hierofante e no ano seguinte a data foi lembrada no Centro Cultural Cerâmica São Luíz.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails