16/10/2016

* 2016 - Dia Mundial do Pão

Salgado ou doce, com recheio ou sem, na chapa, torrado e de tantas outras formas, o famoso pãozinho é um dos alimentos mais tradicionais no mundo e, especialmente, no dia a dia dos brasileiros. Em homenagem a essa iguaria, em 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão. A data foi determinada pela União dos Padeiros e Confeiteiros em Nova Iorque no ano de 2000. Com o passar do tempo, a receita original que leva farinha, água, sal e fermento, foi ganhando novas versões. O pão, também consumido em diversas partes do mundo, é famoso no Brasil por fazer parte de um típico café da manhã. Muitas famílias mantém o costume de ir até a padaria comprar o pão fresquinho e levar para casa. Em diversos casos, isso é feito todos os dias pela manhã, tornando-se parte de uma cultura. A história indica o Egito como berço do pão moderno, que surgiu há cerca de 4.000 anos A.C.
Naquela época o produto servia como moeda de troca, inclusive para pagamento de salário aos trabalhadores. Segundo pesquisas, foram encontradas na região câmaras para cozimento e pedras primitivas usadas para moer grãos. O processo de fermentação teria sido descoberto por acaso também pelos egípcios, depois de terem deixado pedaços de massa dentro de um recipiente de um dia para o outro ao ar livre. Por causa das condições climáticas, temperatura e umidade, a massa acabou fermentando naturalmente depois de algumas horas. Foi no século XVII que a França se consolidou como centro de fabricação de pães. O famoso rei francês, São Luís, tornou a produção de pães mais organizada no país, dando origem a primeira padaria, chamada de “boulangerie”.
A partir daí não demorou muito para que esse novo mercado se tornasse de grande importância para a região. Vem daí a referência ao país com o chamado pão francês, o mais consumido hoje pelos brasileiros. Já no Brasil, a panificação foi trazida com os imigrantes italianos, primeiramente em Minas Gerais e logo se espalhando aos grandes centros.
A partir do século XIX a atividade se tornou mais popular e o consumo do pão passou a fazer parte efetiva da cultura do país. Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde, o país que mais consome pão em todo o mundo é o Marrocos. A média de cada marroquino é de 100 quilos de pão por ano.
http://sipan-aipan.org.br/16-de-outubro-dia-mundial-do-pao/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails