16/10/2016

* 2016 - Dia da Ciência e da Tecnologia

O Dia da Ciência e da Tecnologia é  festejado em 16 de outubro, uma data que deve ser lembrada e comemorada por todas as pessoas que usufruem de seus benefícios. Nesse dia devemos comemorar a evolução, a qual a ciência e tecnologia já nos proporcionou e que ainda irão proporcionar, levando a humanidade a avançar cada vez mais. O que seria do homem sem a ciência e a tecnologia? Essa data é bem mais que um dia de comemoração, mas um verdadeiro marco, que nos remete a toda evolução do homem, que vive em constante descoberta. Observando um cenário de alguns séculos atrás, vemos a diferença de vida da população antiga para os dias de hoje.
O cavalo deu lugar ao carro, o motor a vapor deu espaço aos equipamentos de propulsão elétrica e de combustíveis fosseis, a velha lamparina foi substituída por lâmpadas. Esses são só alguns exemplos de mudanças, sendo praticamente imensurável todas as alterações de vida dos últimos 200 anos. Cada coisa do nosso dia a dia, seja os objetos ou nas atividades, tudo é diferente de décadas atrás. Seria uma grande injustiça não termos uma data para comemorar todo esse avanço, o qual é a personificação da ciência e da tecnologia.

Tecnologia
Quando falamos em tecnologia devemos ir muito além dos equipamentos eletrônicos, como os computadores e até mesmo a internet, e devemos observar criações mínimas para os dias de hoje, mas que foram um grande avanço para sua época e revolucionaram o nosso modo de interagir com o mundo. Hoje acender uma fogueira é um ato simples, bastando ter um isqueiro. Mas para chegarmos nesse pequeno objeto alguém teve de descobrir como comprimir o gás, fazer o plástico e indo a uma época bem remota, descobrir como se faz o fogo. Tudo isso é tecnologia e graças a avanços que hoje parecem insignificantes, chegamos a um patamar onde conseguimos descobrir o que se passa do outro lado do mundo em questão de segundos.

Ciência
Quando o assunto é ciência podemos ir um pouco além. Ciência não é a mera figura do homem de jaleco branco fazendo misturas químicas, pois essa arte é praticada a todo momento, por qualquer pessoa. A ciência é o ato de sistematização de conhecimento e técnicas, as quais poderão ser replicadas no futuro. Quando você ensina para seu filho que o certo é A e não B, você está fazendo ciência. Dia 16 de outubro representa a importância desses dois pontos, da ciência e da tecnologia, sendo esse dia estipulado de acordo com a criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que aconteceu em 1985.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem justamente como objetivo regulamentar e dar o suporte a fatores básicos para a evolução do homem, consequentemente alavancando o crescimento do Brasil. Além da promoção e do intuito de ter novas tecnologias e avanços científicos, não podemos deixar de lembrar no dia 16 de outubro nomes de conterrâneos que foram referência no uso de tecnologia e descobrimento cientifico. Uma data mais que especial, 16 de outubro é um dia para se comemorar o velho e o novo, juntamente da transição desse período e da evolução presente nele. O homem chegou no patamar que está hoje graças a ciência e tecnologia e com certeza alcançará um novo horizonte, por esse meio.
 http://www.calendariobr.com.br/dia-da-ciencia-e-tecnologia#.V_7cvPkrLVQ

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails