26/10/2016

* 2016 - Dia da responsabilidade do Ensino Privado

Trabalhar por um futuro melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da Campanha da "Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005. Em alguns estados, instituições públicas também aderem à Campanha em parceria com a iniciativa privada. A atual gestão da ABMES, de acordo com o seu Plano de Trabalho, pretende por meio de uma série de ações, mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social do ensino particular.
Uma delas é, exatamente, a realização do "Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular", que em 2014 expandiu suas ações e tornou-se a "Semana da Responsabilidade Social". O evento tem como objetivo geral organizar, anualmente, em períodos pré-definidos, nas instituições e/ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. Pretende-se, especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular":
Conferir maior visibilidade ao ensino superior particular;
Sensibilizar as IES e os parceiros para participarem das ações;
Tornar disponíveis a toda a sociedade informações sobre as ações sociais das IES;
Abrir espaços na comemoração do evento, além da "mostra" propriamente dita, para debates sobre temas de interesse das IES/ comunidade com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada;
Fortalecer parcerias entre as IES e a sociedade.

REFLEXOS NA SOCIEDADE
De portas abertas para a comunidade, a Campanha computou, em 11 edições, mais de 11 milhões de atendimentos à população em diversas áreas,  como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades. O evento, promovido pela ABMES, ano após ano quebra novos recordes. O ponto alto do projeto já reuniu em uma semana de atendimentos mais de 1,3 milhão de pessoas em todo país, entre professores, alunos, técnicos e voluntários, durante a Campanha. O resultado tem sido positivo: ao todo, foram mais de 2.000 instituições que aderiram à Campanha, entre 2005 e 2015, mostrando que exercem seu papel social.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails