Trabalhar por um futuro
melhor para nossa sociedade é responsabilidade de todos. Quando se busca essa
meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para
as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que
participaram da Campanha da "Responsabilidade Social do Ensino Superior
Particular" desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.
Em alguns estados, instituições públicas também aderem à Campanha em parceria
com a iniciativa privada. A atual gestão da ABMES, de acordo com o seu Plano de
Trabalho, pretende por meio de uma série de ações, mostrar à sociedade a
importância da responsabilidade social do ensino particular.
Uma delas é,
exatamente, a realização do "Dia da Responsabilidade Social do Ensino
Superior Particular", que em 2014 expandiu suas ações e tornou-se a
"Semana da Responsabilidade Social". O evento tem como objetivo geral
organizar, anualmente, em períodos pré-definidos, nas instituições e/ou em
espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus
feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio
ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. Pretende-se,
especificamente, com a instituição da "Campanha da Responsabilidade Social
do Ensino Superior Particular":
Conferir maior visibilidade ao ensino superior
particular;
Sensibilizar as IES e os parceiros para participarem
das ações;
Tornar disponíveis a toda a sociedade informações sobre
as ações sociais das IES;
Abrir espaços na comemoração do evento, além da
"mostra" propriamente dita, para debates sobre temas de interesse das
IES/ comunidade com a participação de professores, alunos, funcionários e dos
diferentes órgãos da sociedade organizada;
Fortalecer parcerias entre as IES e a sociedade.
REFLEXOS NA SOCIEDADE
De portas abertas para a comunidade, a Campanha
computou, em 11 edições, mais de 11 milhões de atendimentos à população em
diversas áreas, como consultoria
jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção
da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas
as idades. O evento, promovido pela ABMES, ano após ano quebra novos recordes.
O ponto alto do projeto já reuniu em uma semana de atendimentos mais de 1,3
milhão de pessoas em todo país, entre professores, alunos, técnicos e
voluntários, durante a Campanha. O resultado tem sido positivo: ao todo, foram
mais de 2.000 instituições que aderiram à Campanha, entre 2005 e 2015,
mostrando que exercem seu papel social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário