05/11/2016

* 2016 - Dia Nacional da Cultura

Considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial, o Brasil possui em sua história uma grande variedade de contribuições étnicas. Essa variedade nos tornou uma nação com uma extrema riqueza cultural. Por esse motivo, o dia 5 de novembro foi escolhido para comemorarmos e, é claro, conhecermos um pouco mais da nossa cultura.
A data também foi escolhida por um motivo muito especial, a comemoração do nascimento de Rui Barbosa (5 de novembro de 1849). Essa homenagem foi feita, uma vez que ele foi um dos nomes mais influentes na história do Brasil república, seja na questão política ou cultural. 

Algumas curiosidades sobre a data:
A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela lei nº 5579.
Existe uma condecoração chamada OMC (Ordem de Mérito Cultural) para premiar grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. O OMC existe desde 1995, e já condecorou mais de 500 personalidades com a participação do Ministério da Cultura.

Agora algumas curiosidades sobre a cultura brasileira:
Na cultura brasileira encontramos predominantemente a contribuição dos seguintes povos: os indígenas, os africanos, os italianos, os portugueses e os alemães.
Outros povos, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses também contribuíram para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.
A música, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato são as características principais da cultura brasileira.

Cada região do Brasil, mesmo pertencendo ao mesmo território, possui suas características culturais, mostrando assim, a interligação da cultura com os povos que participaram da colonização do nosso país.
Uma boa maneira de saber mais e conhecer cada detalhe da cultura brasileira é visitar os museus, que com suas particularidades, nos envolvem no contexto cultural e nos fazem ter mais orgulho de ser brasileiro. Dia 3 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). Para celebrar, alguns museus ligados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) estarão com entrada gratuita.
São eles:
Maranhão: Museu Casa Histórica de AlcântaraMinas Gerais: Museu do Ouro, Museu Regional de São João del-Rei e Museu do Diamante
Rio de Janeiro: Museu Imperial, Museu da República, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Casa da Hera, Museu de Arqueologia de Itaipu e Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio
Rio Grande do Sul: Museu das Missões
Santa Catarina: Museu Victor Meirelles
Museu da Abolição (PE)
Museu da Abolição

Além da entrada gratuita amanhã, o Museu da Abolição (MAB/Ibram), em Recife (PE), também abrirá ao público a sua reserva técnica. Enquanto aguarda as obras de conservação do antigo casarão que ocupa e a adequação dos espaços às necessidades museológicas, viabilizadas com recursos do PAC das Cidades Históricas, o Museu da Abolição apresenta, temporariamente, os objetos de sua reserva técnica. O público terá a oportunidade de conhecer a coleção do museu, que também aproveita o mês da Consciência Negra para realizar debates e reflexões com a comunidade sobre as mudanças nas concepções de museu e de coleta de objetos, por exemplo, além do processo histórico de criação do Museu da Abolição. Além dos objetos que fizeram parte da exposição inaugural do Museu da Abolição.
O processo abolicionista através dos textos oficiais, realizada em 1983, os visitantes também poderão conhecer objetos históricos ligados à temática da escravidão, como instrumentos de tortura, objetos representativos da casa grandes e dos engenhos, objetos religiosos e comemorativos referentes à abolição, além da escultura Samburu Dance I, da artista holandesa Marianne Houtkamp – doada ao museu no ano passado pela Receita Federal e recentemente restaurada. Saiba mais.
http://www.museus.gov.br/tag/dia-nacional-da-cultura/

http://educacional.cpb.com.br/conteudos/conhecimento-conteudos/dia-nacional-da-cultura-5-de-novembro/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails