04/11/2016

* 2016 - Dia de Prevenção Contra Doenças do Coração


Hoje é um dia especial para todos os brasileiros. É dia de lembrarmos com atenção pelo o quê nosso coração bate mais forte e também se ele está batendo bem.
Você cuida do seu coração? Cuida da saúde cardíaca da sua família?
75% dos homens e 65% das mulheres brasileiras têm hipertensão arterial. No Brasil, são cerca de 300.000 mortes por ano devidas a doenças cardíacas.

Quais são as principais doenças do coração?
1. Enfarte agudo do miocárdio (ou ataque cardíaco) está caracterizado quando há a morte súbita de células do músculo cardíaco. Isto pode acontecer por interrupção do fluxo sanguíneo ou por derrame de sangue na região afetada;
2. Insuficiência cardíaca é quando ocorre uma falha no bombeamento do sangue para oxigenar o corpo. Por motivos variados o coração pode se tornar fraco, insuficiente, prejudicando a circulação sanguínea. Pode ser assintomática, leve, moderada e grave. Quanto maior a gravidade, maior o comprometimento das atividades diárias. A pessoa com insuficiência cardíaca grave pode não conseguir desenvolver seu trabalho, subir escadas, andar por uma pequena distância e ser inclusive candidata a transplante cardíaco.

3. Insuficiência vascular periférica, ou má circulação. Geralmente associada a história familiar e vida sedentária. A maior dificuldade é com o retorno do sangue para o coração. Assim, o sintoma mais comum é forte dor nas pernas após longo período em pé ou sentado. Costuma não doer nos homens como dói nas mulheres, mas a gravidade é a mesma.

4. Arritmia é outra doença comum, e significa batimentos cardíacos irregulares, lentos demais (bradicardia) ou acelerados (taquicardia). É mais freqüente em pessoas mais velhas, mas pode estar relacionado com o estresse, doenças da tireóide, uso de anfetaminas, cocaína ou anabolizantes.
5. Angina de peito, quando há acentuado desconforto de início súbito e que pode melhorar sozinho rapidamente. É causada por falta de oxigênio no coração, devido à obstrução ou espasmo temporário de um vaso sanguíneo. Embora, em geral no episódio não cause danos, é perigosa e deve ser trata. Piora sensivelmente, quando associada ao tabagismo. Pode levar ao infarto.

Há maior risco quando?
• Houver casos de doenças cardíacas na família,
• Em etnia negra, por haver maior incidência de doença de hipertensão arterial;
• Em maiores de 65 anos;
• Para fumantes;
• O colesterol estiver elevado;
• A pressão arterial estiver elevada;
• Leva-se vida sedentária (não pratica atividades físicas regularmente;
• Na obesidade;
• Houver diabete;
• Nos portadores de algum tipo de transtorno de ansiedade, completam o grupo de risco.

Hábitos que podem evitar essas doenças?
A adoção de alimentação saudável e prática de exercícios contribuem muito para diminuir os riscos de doença cardíaca. Fumantes e sedentários devem mudar seus hábito, assim como obesos devem cuidar da alimentação, praticar exercícios e diminuir o peso. Fonte: Editoria HelpSaúde.

http://blog.helpsaude.com/2011/11/dia-de-prevencao-contra-doencas-do.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails