13/05/2017

* 2017 - Dia da Fraternidade Brasileira

O Dia da Fraternidade é celebrado anualmente em 13 de maio no Brasil. Também conhecido como Dia da Fraternidade Brasileira, esta data celebra um dos valores mais importantes para manter a união e paz numa sociedade: a fraternidade.
A ideia da fraternidade está baseada no conceito de que todos os seres humanos são iguais e, neste sentido, devem ser tratados igualmente com dignidade e respeito. Assim, a fraternidade faz com que todos os seres humanos sejam igualados ao status de irmãos, devendo possuir direitos iguais, independente da orientação sexual, etnia, religião ou classe econômica. E neste contexto, o Dia da Fraternidade procura alertar as pessoas para as desigualdades que ainda existem no mundo. A nível internacional, o Ano Novo (Reveillon) também é conhecido como Dia da Fraternidade Universal, celebrado em 1º de janeiro.

Origem do Dia da Fraternidade Brasileira
O Dia da Fraternidade Brasileira foi criado a partir da Campanha da Fraternidade, criada em 1961 por três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, uma organização humanitária da Igreja Católica.

Oração para o Dia da Fraternidade
"Senhor, reunidos agora em oração, queremos proclamar a nossa fé, reafirmar nossa esperança e renovar o compromisso de, juntos, nos empenhar na construção de uma sociedade fraterna.
Cremos que o mundo foi feito para todos, que todos os homens são vossos filhos e que todos merecem um lugar ao sol. Cremos também que deste ao homem a tarefa de aperfeiçoar a vossa obra e fizeste do trabalho a grandeza do homem. Sabemos também que o mundo não está sendo organizado conforme o vosso projeto, pois uma grande parte da humanidade não tem voz e nem vez.

Não há justiça, falta trabalho e não há pão para todos. É por isso que pedimos perdão. Perdão pelos nossos pecados e pelos pecados da humanidade toda. Neste momento de oração comunitária reafirmamos a nossa esperança em dias melhores e num mundo fraterno, no qual haja trabalho, pão e justiça para todos. Ilumina a nossa inteligência, fortalece o nosso espírito de luta, ampara nossa fraqueza e concede-nos viver e trabalhar pela fraternidade. Amém".
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-fraternidade/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails