26/05/2017

* 2017 - Dia Nacional do Museu

Museu do Ipiranga
Em 26 de Maio comemora-se o Dia Nacional do Museu. A data, que faz parte da programação do Instituto Brasileiro de Museus, foi instituída com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância dos museus.
O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.
Museu do Futebol - SP
"De instituições elitistas, colonizadoras, sectárias e excludentes, os museus têm procurado os caminhos da diversidade cultural, da repatriação das referências culturais, da gestão partilhada e do respeito à diferença de forma objetiva e construtiva. De instituições paternalistas e autoritárias, os museus têm percorrido os árduos caminhos do diálogo cultural e da convivência com o outro. De instituições isoladas e esquecidas, os museus têm valorizado a atuação em redes e sistemas, procurando mostrar a sua importância para o desenvolvimento socioeconômico. De instituições devotadas exclusivamente à preservação e comunicação de objetos e coleções, os museus têm assumido a responsabilidade por ideias e problemas sociais". (Fonte: Wikipédia)
Museu de Biodiversidade do Cerrado - MG
Hoje é possível até visitar museus pela internet. A iniciativa é baseada em leis de incentivo à cultura do Estado de Minas. A maioria dos brasileiros nunca foi a nenhum museu, e com esse projeto terão museus dentro do computador. Para visualizar, é só entrar no site: www.eravirtual.org/pt/, e visitar gratuitamente. A iniciativa é muito bem vinda, já que traz mais cultura por um meio bem prático. É um projeto muito bem feito, pois as imagens giram em 360° e você pode aproximá-las, afastá-las e cada item possui uma legenda com a sua descrição.
Outra ótima opção é o o Google Art Project, um projeto da Google que nos permite desfrutar de mais de 1000 obras famosas de mais de 400 artistas do mundo inteiro.
Para desenvolver o site, a Google fechou parceria com vários museus do mundo todo. Fazem parte do projeto o Metropolitan Museum of Art e o MoMA em Nova York, o State Hermitage Museum em St. Petersburg, o Tate Britain & The National Gallery em Londres, o Museo Reina Sofia em Madrid, a Uffizi Gallery em Florença e o Van Gogh Museum em Amsterdam, entre outros.
Cada parte do site foi pensada para que o visitante possa ter uma experiência completa. Para isso, cada imagem tem impressionantes 7 bilhões de pixels, o suficiente para observar cada detalhe das obras.
http://plantandoaprimeirasemente.blogspot.com.br/2012/05/26-de-maio-dia-nacional-do-museu-museu.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails