27/05/2017

* 2017 - Dia Mundial dos Meios de Comunicação

O termo mídia refere-se ao conteúdo ou forma de instrumento para que o processo de comunicação é realizado.Os meios de comunicação estão em constante evolução. O mais provável é que a primeira forma de comunicação entre os seres humanos foi a de sinais utilizados na pré-história, cujo reflexo na cultura material são diferentes manifestações da arte.
O aparecimento da escrita é tomado como o ponto de referência a partir história. Desde aquela época, as mudanças econômicas e sociais estavam dirigindo o nascimento e o desenvolvimento de vários meios, desde aqueles relacionados à escrita e mecanização ( impressão – século XV -) para os media relacionados com a idade de eletricidade (primeira metade do século XX ) e da revolução na tecnologia da informação e telecomunicações ( revolução técnico-científica ou terceira revolução industrial , a partir da segunda metade do século XX -), cada um é essencial para as diferentes fases do processo chamado de globalização.

Objetivo e características
O objetivo principal da mídia é precisamente comunicar, mas pelo tipo de ideologia pode se especializar em, informar, educar, transmitir, entreter, educar, ensinar, etc.
Positivos
Características positivas da mídia permitem que o conteúdo de informação alcance lugares na terra imediatamente. Os meios de comunicação, da mesma forma, podem fazer muitas relações pessoais. Outro fator positivo é dado na esfera econômica: a quem pertence o uso da mídia pode gerar um certo tipo de consciência sobre um tipo de produto, ou seja, pode gerar sua própria demanda, como a mídia muitas vezes desempenham o papel de formadores opinião. Então, como pode ser visto a partir do mundo dos negócios, é um aspecto muito positivo, permitindo que o marketing e publicidade para o mundo.
Negativos
Características negativas dizem respeito à manipulação de informações e sua utilização para interesses de um grupo específico. Em muitos casos, os estereótipos tendem a ser seguidos por muitas pessoas, devido a adquirir a mensagem atinja a sua difusão (em oposição a generalizar pessoas ou grupos).

Classificação
Devido à complexidade dos meios de comunicação, Harry Pross (1972), separou-as em três categorias com base na sua teoria.
Mídia Primária – meios secundários (máquina) – terciário de mídia (mídia eletrônica) – Mídia quaternário (mídia digital)
Diferentes meios de comunicação
Livro
Com o avanço da tecnologia, têm vindo a desenvolver diferentes meios de comunicação, que vamos citar em ordem cronológica:
Desenhos animados
O desenho animado, que se tornou mídia de massa, graças à evolução da imprensa do século XIX, teve uma época de ouro em termos de número de leitores após a Segunda Guerra Mundial. Com a proliferação de novas formas de entretenimento, na segunda metade do século XX, não é mais um meio de massa na maioria dos países, a criação de formatos mais caros, como álbuns de luxo ou revistas, e à procura de novos tipos de leitores.

Telefone
O telefone é um dispositivo projetado para transmitir sinais elétricos através da conversa entre duas pessoas de uma vez. O telefone foi criado por Antonio Meucci , em 1877. Por um longo tempo de Alexander Graham Bell foi considerado o inventor do telefone. Mas Bell não foi o inventor desse dispositivo, mas apenas o primeiro a patenteá-lo.

Rádio
O rádio é uma tecnologia que permite a transmissão de sinais por modulação de ondas eletromagnéticas. Para alcance eletromagnética era muito mais fácil para chegar a locais remotos.
Televisão
A palavra “televisão” é um híbrido da palavra grega “Tele” (distância) e do latim “visio” (vista). O termo televisão se refere a todos os aspectos de programação e transmissão, que visa entreter e informar o telespectador com uma grande variedade de programas.

Internet
Internet é um método de interligação de redes de computadores implementados em um conjunto de protocolos chamado TCP / IP.
A sua primeira aparição em 1969, quando a ARPAnet fez a sua ligação inicial entre três universidades da Califórnia e uma em Utah. Ele teve a maior expansão, em relação à sua idade jovem em comparação com a extensão deste meio. Sua presença em todo o mundo, torna a Internet um meio de massa, onde todos podem aprender vários tópicos nas edições digitais de jornais , ou escrever suas idéias, como blogs e fotoblogs ou fazer upload de material audiovisual como no popular site YouTube. Alguns dizem que isso se torna os jogadores principais na internet para seus próprios usuários.
Fax
Fax é a transmissão de telefone digitalizado em material impresso (texto e imagens), normalmente para um número de telefone conectado a uma impressora ou outro dispositivo de saída. O documento original é digitalizado com uma máquina de fax, que processa o conteúdo (texto ou imagens) como uma imagem fixa único gráfico, convertendo-a em um bitmap, a informação é transmitida como sinais elétricos através do sistema de telefone.
Fonte: en.wikipedia.org
http://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-mundial-dos-meios-de-comunicacao

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails